Quantcast
Transportes

FUSO eCanter elétrico aumenta frota da DB Schenker

FUso_eCanter_DBSchenker

A DB Schenker e a FUSO (uma marca da Daimler Trucks), estão a expandir a sua parceria pioneira no campo da e-mobilidade, com a introdução, nos próximos meses, de um total de novos 36 veículos FUSO eCanter em 11 países europeus nas operações da DB Schenker.

O fornecedor europeu de transportes terrestres está assim a reforçar a sua estratégia de sustentabilidade e a expandir ainda mais a utilização de veículos elétricos nas suas frotas mistas. A DB Schenker já utiliza o FUSO eCanter em Berlim desde 2018, distribuindo mercadorias embaladas no centro da cidade. Em 2019, a empresa acrescentou novos veículos às suas frotas de Paris, Frankfurt e na zona de Estugarda.

“A DB Schenker já é pioneira em inovações na indústria da logística, e agora estamos a tornar-nos o principal fornecedor de logística verde. Concentramo-nos na sustentabilidade, do primeiro ao último quilómetro”, refere Cyrille Bonjean, Head of Land Transport Europe da DB Schenker.

“Este anúncio representa o maior negócio de frota eCanter até à data e agradeço à DB Schenker a confiança contínua na FUSO, nesta missão partilhada para um transporte neutro em termos de CO2”, sublinha Hartmut Schick, presidente e CEO da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) e Head of Daimler Trucks Asia (DTA).

De Portugal para a Europa
A FUSO está atualmente a produzir os 36 novos veículos para a DB Schenker na sua fábrica Europeia no Tramagal, em Portugal. Nas próximas semanas, serão equipados com carroçarias de caixa e plataformas elevatória de vários fabricantes de carroçarias, tornando-os assim ideais para a distribuição de mercadorias embaladas.

Para o mercado alemão, por exemplo, as carroçarias são construídas pela Spier em Steinheim, que já tem uma estreita colaboração com a FUSO e com o eCanter. As entregas finais dos veículos FUSO eCanter à DB Schenker terão início de forma sucessiva antes do final do ano, nas várias localizações da empresa de logística.

A DB Schenker utilizará os camiões ligeiros 100% elétricos com uma potência de 129 kW e uma carga útil de até 3,2 toneladas para a distribuição urbana de percursos curtos nas principais cidades europeias como Oslo, Copenhaga, Madrid, Salzburgo, Viena, Hamburgo, Roma e Milão.

No total, os camiões ligeiros elétricos da DB Schenker fazem entregas de forma quase silenciosa e com zero emissões a clientes em localizações centrais em 20 cidades europeias na Alemanha, Finlândia, Dinamarca, Reino Unido, França, Irlanda, Holanda, Noruega, Áustria, Espanha e Itália. Isto também significa que o FUSO eCanter fará a sua entrada no mercado na Finlândia, Áustria, Espanha e Itália. Os veículos pesados de 7,49 toneladas têm uma autonomia de pelo menos 100 quilómetros e podem assim cobrir sem problemas as necessidades da DB Schenker na distribuição de curtas distâncias no interior da cidade. Os veículos são recarregados de forma simples durante a noite com carregadores de corrente alternada ou de corrente contínua, dependendo da disponibilidade. O carregamento pode ser reduzido para cerca de 90 minutos se for utilizado um carregador de alta velocidade.

Ao intensificar a sua parceria, a DB Schenker tornar-se-á o maior cliente da frota elétrica da FUSO, com um total de 41 veículos eCanter em operações diárias. A experiência adquirida com o eCanter da FUSO até à data tem sido muito positiva. Os condutores elogiam a aceleração suave e instantânea e agilidade da condução elétrica, bem como a ausência de ruído ou vibração no habitáculo.

Para a DB Schenker, o FUSO eCanter provou a sua fiabilidade em operações reais ao longo dos últimos dois anos e oferece uma solução de mobilidade ecológica para a sua frota de camiões, enquanto um componente importante da sua estratégia de sustentabilidade. No caminho para um transporte neutro em termos de CO2, outro camião da frota de camiões da Daimler, o Mercedes-Benz eActros, está também ao serviço da DB Schenker em Leipzig, como parte da chamada “frota de inovação”.

CO2 neutro até 2039
O FUSO eCanter é o primeiro camião ligeiro da Daimler Trucks totalmente elétrico na produção de pequenas séries. A FUSO celebrou o lançamento no mercado deste veículo comercial para distribuição em percursos mais curtos em 2017. Desde então, o FUSO eCanter tem sido entregue a numerosos clientes na Europa, Japão e EUA. Com a conclusão da entrega destes novos 36 veículos à DB Schenker, mais de 200 veículos FUSO eCanter estarão em operação diária em 14 países. A frota global de eCanter da FUSO ultrapassou mais de 2,5 milhões de quilómetros percorridos localmente, sem emissões.

Atualmente, os engenheiros da Daimler estão continuamente a recolher dados e feedback com base no funcionamento diário do veículo, perfis de rota e caraterísticas de carregamento, em conjunto com os clientes. Esta informação é direcionada para o desenvolvimento contínuo da próxima geração do FUSO eCanter. A produção em série do FUSO eCanter da próxima geração com uma gama e tecnologia melhoradas é esperada na primeira metade desta década. A FUSO é assim uma parte essencial da estratégia de sustentabilidade da Daimler Truck AG, que pretende ter todos os novos veículos na Tríade (Europa, América do Norte e Japão) “tank-to-wheel” neutro em CO2 até 2039.

Mob Lab Congress 2020