Quantcast
Transportes

Grupo espanhol DISA compra portuguesa Prio

Prio_Oeiras

O grupo DISA e o fundo de investimento Oxy Capital chegaram a acordo para a compra da companhia energética PRIO em Portugal. A DISA adquire, concretamente, a rede de estações de serviço, com 247 postos de venda, o terminal de armazenamento e a fábrica de biodiesel localizadas em Aveiro.

A extensão dos negócios da DISA em Portugal insere-se na estratégia de expansão geográfica que teve início há três anos, como grupo energético espanhol a propor levar além das fronteiras de Espanha a experiência e conhecimento acumulados ao longo de 86 anos de atividade no setor energético.

A integração da PRIO no grupo DISA garante a continuidade de todas as atividades que a empresa portuguesa desenvolveu até à data, uma vez que a empresa espanhola assume os compromissos contratuais vigentes com todos os seus clientes e fornecedores.

Uma rede de energia comercializável
Das 247 estações de serviço que compõem esta rede, 98 são de gestão própria e 149 são geridas por terceiros através de acordos de abandeiramento e abastecimento exclusivo. Esta ampla rede conta com 88 lojas de conveniência, a terceira maior do país, 20 pontos de lavagem automóvel e a comercialização de GPL engarrafado e lubrificantes.

Além da vasta oferta de combustíveis convencionais, gasolinas, gasóleos e gás auto, existem ainda 190 pontos de carregamento elétrico instalados em 61 estações de serviço.

A DISA amplia assim a sua presença em Portugal onde, com esta aquisição, se torna no quarto operador e alcança uma quota de mercado de 10%.

Além desta rede, os negócios adquiridos pela DISA incluem o abastecimento e comercialização em Portugal, bem como um terminal de armazenamento de combustível.

Também graças a esta operação, a companhia espanhola entra na produção de biodiesel, atividade que vai ao encontro do compromisso da DISA com a redução de emissões e a sustentabilidade.

De referir que o grupo DISA é o quarto maior operador de combustíveis em Espanha, líder independente no país, com uma rede de estações de serviço que contabiliza mais de 600 pontos de venda.

A evolução do grupo levou-o desde os combustíveis tradicionais à geração e comercialização de eletricidade de origem 100% renovável, passando por outras energias alternativas como o GPL ou o Gás Natural.

Relativamente ao negócio – cujo acordo vai agora para análise e aprovação das autoridades portuguesas em matéria de concorrência -, as empresas portuguesas integradas pela DISA empregam diretamente mais de 700 pessoas, que serão integradas no grupo espanhol, que mantém a estabilidade do emprego como reflexo do seu compromisso para com as sociedades em que opera. A inclusão dos colaboradores da PRIO na DISA significa que a equipa do quarto maior operador em Espanha totaliza agora 4.500 pessoas.

Mob Lab Congress 2020