Quantcast
Supply Chain 4.0

IATA lança plataforma para ligar processos de carga aérea

Carga aérea continua a crescer

A IATA anunciou o lançamento de uma plataforma que visa reduzir a entropia nos processos de carga aérea, plataforma essa que visa ligar os diversos intervenientes no processo.

Segundo o explicado, a Enhanced Partner Identification and Connectivity (EPIC)  tem como objetivo simplificar o processo de conexão entre empresas em toda a cadeia de abastecimento de carga aérea, sendo que, neste momento maiis de 40.000 despachantes e transitários trocam mensagens com mais de 450 companhias aéreas e 23 provedores de serviços de mensagens.

 

Assim, identificada a ausência de um instrumento tecnológico de ligação entre todas as partes, este novo ‘serviço permitirá às empresas trocarem informações necessárias para fixar ligações comerciais

“Ao fazer isso, acelerará os ganhos de eficiência para a carga aérea. O momento desta iniciativa é importante. A Covid-19 levou a um crescimento exponencial do comércio eletrónico e os despachantes estão a exigir serviços de qualidade que apenas uma cadeia de abastecimento altamente digitalizada pode fornecer”, afirmou Nick Careen, vice-presidente sénior da IATA.

O sistema estará disponível para uso por companhias aéreas e transitários, sendo que a plataforma já atraiu a participação de 32 companhias aéreas, 900 empresas de transitários e despachantes, 10 autoridades governamentais/alfandegárias e 5 organizações internacionais, revelou a IATA.