Quantcast
Logística

IPS com novo mestrado em logística em parceria com a SONAE

IPS com novo mestrado em logística em parceria com a SONAE

O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) prepara-se para abrir, em janeiro de 2021, um novo mestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento (LGCA), uma formação pioneira em Portugal, quer pelo seu caráter profissionalizante e metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, quer pela conceção em parceria com a SONAE MC.

A formação, a ministrar na Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS), acaba de ser acreditada, por um período de seis anos, pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), que reconheceu a pertinência do novo ciclo de estudos, atendendo à inexistência, no contexto nacional, de oferta neste domínio ao nível da formação avançada (2.º ciclo), o que vem impedindo, por parte dos profissionais no mercado, a possibilidade de progressão nos estudos e de consolidação de competências especializadas.

O novo curso, orientado para profissionais com, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada, terá a duração de um ano (60 créditos ECTS), estando estruturado em quatro trimestres, sendo que os três primeiros correspondem à componente letiva, através da qual serão desenvolvidas competências nas áreas da Gestão da Cadeia de Abastecimento, Gestão de Recursos Humanos e Tecnologias de Informação, entre outras.

Contrariamente aos mestrados tradicionais, a componente de Estágio/Projeto realiza-se em paralelo com as Unidades Curriculares, sendo a única atividade do estudante no último trimestre. Um formato que pretende aliar os conceitos teóricos e práticos lecionados ao contexto real de trabalho, permitindo ao estudante uma aprendizagem mais eficaz e às organizações acolhedoras a melhoria dos seus processos, pela possibilidade de acolher e pôr em prática novas ideias.

Quanto à parceria com a SONAE MC, além de assentar num protocolo assinado com o Conselho Coordenador dos Instituto Superiores Politécnicos (CCISP), resulta também de um histórico de cooperação entre as duas entidades, patente sobretudo em estágios e contratações de estudantes e diplomados do IPS. Representando uma junção inédita entre os mundos académico e empresarial, o novo mestrado vem assim proporcionar um contacto privilegiado com docentes especialistas e com profissionais de elevado reconhecimento na área da Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento.

O novo curso, que vai abrir com 25 vagas, em regime b-learning e em horário pós-laboral, vem igualmente complementar a fileira formativa da ESCE/IPS neste domínio, iniciada há 22 anos com a criação da primeira licenciatura em Gestão da Distribuição e da Logística (GDL) do ensino superior português. A esta, juntam-se outras opções de qualificação, nomeadamente o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Logística, a funcionar em Setúbal e também em Sines, e o mestrado em Ciências Empresariais – ramo Gestão Logística.

Informações mais detalhadas sobre o mestrado em LGCA e respetivas candidaturas estarão disponíveis em breve no portal da ESCE/IPS.

Mob Lab Congress 2020