Quantcast
Transportes

MAN participa em estudo sobre entregas com camiões elétricos

MAN Camião Berlim

Integrando o estudo “Zero Emission Deliveries – Berlin“, agora lançado pela associação ambiental europeia Transport & Environment, a MAN Truck & Bus comunica estar a contribuir para esta investigação com os seus conhecimentos como fabricante de veículos.

Reconhecendo grande potencial para a proteção climática na eletrificação do transporte urbano e regional de mercadorias e passageiros, a marca defende que “a utilização de veículos comerciais puramente elétricos pode reduzir a pegada de carbono no sector dos transportes”, avisando, contudo, que “a conversão das frotas de veículos para propulsão elétrica é complexa e requer novas infraestruturas de carregamento, bem como a adaptação das redes elétricas e das formas de trabalho”.

O projeto conjunto é um passo importante para a implementação prática dos camiões elétricos na distribuição. Com o apoio do Fraunhofer ISI, estamos a investigar o que já é possível hoje em dia e que passos são necessários por parte dos decisores políticos, operadores de infraestruturas e fabricantes de automóveis para impulsionar a eletrificação das frotas de camiões nas grandes cidades“, explica Ekaterina Boening, Diretora Política Sénior da T&E Alemanha.

Tendo como ‘base’ de análise os centros logísticos Oranienburg e Alt-Mariendorf, do Grupo REWE, a viabilidade de eletrificação de frotas será examinada utilizando o exemplo prático da logística de entrega regional em Berlim e arredores, confirma a MAN em comunicado.

Neste sentido, serão analisadas rotas de entrega para mais de 250 lojas REWE nesta região. “Até agora, temos sido capazes de conseguir poupanças significativas no consumo de combustível através de um melhor comportamento de condução e planos de rota otimizados. Estamos muito interessados em soluções inovadoras e que poupem recursos e estamos, portanto, satisfeitos por estar envolvidos no projeto”, explica Torsten Prag, Director de Logística da REWE Ost.

Em detalhe, o estudo irá esclarecer, entre outras coisas:

  • Que veículos são necessários?
  • Qual é o plano de rota ideal para os camiões elétricos?
  • Como pode ser concebida uma mistura de infraestruturas de tarifas privadas e públicas?
  • Quais são os requisitos resultantes para a rede de distribuição de energia e produção de energia?