Quantcast
Logística

MARÉ reforça instalações e recebe novo operador

MARE_SIMAB

O MARÉ, maior centro logístico público de base agroalimentar da região de Évora, concluiu um novo investimento para reforçar as suas infraestruturas na área da distribuição logística e postal.

Com um investimento de cerca de 110 mil euros vai ser possível à DPD Portugal ter, a partir de agora, acesso a um pavilhão amplo e requalificado para o aumento da sua capacidade de distribuição.

Paralelamente, o MARÉ recebe mais uma empresa, a António Luís Godinho Alves – Engenharia e Consultoria, LDA, que vai atuar nas áreas de construção e projetos de arquitetura, dando origem a mais 5 postos de trabalho no interior deste centro logístico.

Recorde-se que recentemente a MARÉ, SA – Centro Logístico de Évora, empresa pública que conta entre os seus acionistas a Câmara Municipal de Évora e a SIMAB, SA, do universo Parpública, apresentou recentemente um resultado líquido de 14%, superior a igual período do ano passado, reforçando-se como uma empresa maioritariamente pública sem dívida financeira.

Estes dados surgiram numa altura em que um dos principais mercados abastecedores do país investiu para fazer frente à situação de pandemia da covid-19, mas que mesmo assim permitiram uma evolução nos rendimentos operacionais em 30,5 milhares de euros (+4,5%), impulsionado pelo crescimento dos rendimentos core, as taxas de utilização, em 23,7 milhões de euros (+4,4%) e a redução dos gastos operacionais, em 5,1 milhares de euros (-1,9%).

A MARÉ, SA apresentou margens operacionais positivas e crescentes, fixando-se em 63% ao nível do EBITDA e de 43% ao nível do EBIT, um aumento de 2,4%. e 3,3%, face ao período homólogo de 2019. Neste período os resultados antes de impostos (EBT) ascenderam a 307,1 milhões de euros, mais 13,3% e acima do PAO3T20 (Plano de Atividades e Orçamento do 3.º trimestre de 2020), em 7,3 milhões de euros, mais 2,4%.

O Mercado Abastecedor da Região de Évora é responsável pelo abastecimento a mais de meio milhão de habitantes e surge da união de entidades como a Associação dos Operadores do Mercado Abastecedor de Évora, a Associação dos Agricultores do distrito de Évora, a Federação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Produção e o Centro de Inovação Empresarial do Alentejo.