Transportes

MEDWAY M&R intervém em mais de 1.100 locomotivas no primeiro ano de atividade

Medway

A MEDWAY – Maintenance & Repair (MEDWAY M&R) assinala, neste mês de julho, o 1.º aniversário da sua atividade de manutenção da frota de material circulante da MEDWAY – Operador Ferroviário de Mercadorias, tendo, durante este ano, efetuado 1.150 intervenções de manutenção de locomotivas, com um tempo médio de 21h de mão-de-obra direta por intervenção. Além disso, realizou ainda 11.575 intervenções de manutenção de vagões, com um tempo médio de 6h de mão-de-obra direta por intervenção.

“A MEDWAY M&R nasceu para responder às necessidades de manutenção de material circulante ferroviário de transporte de mercadorias, recuperando e assegurando a sustentabilidade desta área de atividade no país”, refere Paulo Alves, diretor da MEDWAY M&R.

O responsável salienta que o balanço deste primeiro ano é “muito positivo ao ter permitido a manutenção dos níveis de atividade associada ao transporte ferroviário previsto, apesar do contexto desafiante que vivemos nos últimos meses, pelo que agradeço a toda a equipa a sua dedicação e resiliência”.

De referir que a manutenção da frota de material circulante da MEDWAY – Operador Ferroviário de Mercadorias inclui, atualmente, 20 locomotivas a diesel que realizam, por ano, cerca de 25 mil horas de funcionamento, 240 mil de Km para uma atividade de 135 milhões de Tkbr (Toneladas brutas/kms realizados); e 2.360 vagões que realizam, por ano, cerca de 70 milhões de Km para uma atividade de 3.000 milhões de Tkbr.

Para assegurar a manutenção da frota de material circulante, para além dos trabalhos realizados em estabelecimento oficinal dedicado, a MEDWAY – M&R realizou cerca de 10.000Km/mês com uma rede de equipas móveis de manutenção equipadas com meios de última geração a cobrir o País maximizando a disponibilidade do material para exploração.

A MEDWAY M&R tem hoje 90 trabalhadores no quadro que, nestes primeiros 12 meses de atividade, representaram uma força de trabalho de 25.000 horas de mão-de-obra direta para manutenção da frota de locomotivas e 65.000 horas de mão-de-obra direta para manutenção da frota de vagões. Além disso, a empresa adquiriu ainda serviços a mais de 100 fornecedores nacionais e internacionais, estendendo a rede de parceiros e fomentando a cooperação com empresas do ramo, inclusive com a própria CP no que respeita à reparação de componentes.

Também durante este ano, a MEDWAY M&R obteve a certificação enquanto Entidade Responsável pela Manutenção de Vagões (ERM) nas quatro funções que a compõem e apostou na digitalização da empresa, estando presentemente a finalizar a consolidação do sistema SAP para maximizar a eficiência e fiabilidade do serviço.