Transportes

MEDWAY reforça presença em Espanha

Medway

A MEDWAY acaba de adquirir e batizar uma nova locomotiva 269-355 para operar exclusivamente em Espanha – mercado onde a empresa pretende continuar a crescer. Com este veículo, a primeira locomotiva elétrica da MEDWAY em Espanha, a operadora aumenta substancialmente a sua capacidade operativa naquele país.

“Esta é mais uma aposta da MEDWAY enquanto operador logístico integrado no transporte sustentável, que nos permite continuar a fomentar a redução da pegada carbónica. Com este investimento, continuamos também a construir os alicerces do futuro da nossa empresa, de sermos o principal operador ferroviário de mercadorias da península ibérica”, destaca Carlos Vasconcelos, administrador da MEDWAY, em comunicado enviado às redações.

A nova locomotiva 269-355 resulta da junção de duas locomotivas 269, funcionando assim em modo múltiplo permanente – sistema tandem indeformável – o que lhe confere uma capacidade de carga semelhante às locomotivas Euro 4000 já utilizadas.

A locomotiva tem como principais características a potência combinada de 6.200KW, a velocidade máxima de 140km/h e a tara de 176 toneladas, que permitirão à MEDWAY duplicar a atividade no eixo Madrid-Valência.

De referir que a MEDWAY é um operador ativo em Espanha há mais de dois anos, tendo registado um crescimento muito significativo em 2019, com um aumento de 24% dos comboios operados naquele país. Além do crescimento a nível ibérico, a MEDWAY pretende ser um operador integrado de serviços logísticos, a partir da ferrovia, com o objetivo de assegurar ao cliente um serviço mais completo e eficaz.