Quantcast
Transportes

Mexidas no Groupe PSA

Grupo PSA

O Groupe PSA registou diversas alterações na sua estrutura em Portugal e Espanha.

Assim, desde o dia 1 de outubro, João Mendes assume a direção da marca Peugeot em Portugal e Espanha, reportando a Christophe Prévost, diretor-geral de Comércio da Região Ibérica do Groupe PSA. Sucede no cargo a Helena Botelho que passa a assumir a direção Comercial da Citroën na Europa.

João Mendes, com 46 anos, é engenheiro mecânico formado no IST – Instituto Superior Técnico de Lisboa – e conta com um Executive MBA atribuído pelo ISCTE. Iniciou sua atividade profissional na IVECO e ingressou na Peugeot em 1999, tendo ocupado diferentes funções nas áreas de Vendas e Após-Venda, incluindo a direção de Peças e Serviços e a responsabilidade da rede própria da marca em Portugal. Em 2016 passou a desempenhar a função de Brand Manager e de diretor Comercial da Peugeot em Portugal.

Já Helena Botelho é nomeada diretora Comercial da Citroën na Europa, reportando a Maxime Picat, diretor da Região Europa do Groupe PSA.

Helena Botelho é licenciada pela Escola de Finanças e Economia de Lisboa (ISEG), tem uma especialização em Gestão (Universidade Católica de Lisboa) e um Master em Marketing Digital (IPAM-Lisboa). Ingressou no Groupe PSA em 2000, tendo, desde então, ocupado diferentes cargos superiores de direção do grupo na Europa, incluindo a direção de Finanças da Peugeot Croácia e, logo depois, da Peugeot Portugal, a direção de B2B e Vendas de Veículos Usados da Peugeot e Citroën na região Ibérica, a direção de Vendas da Peugeot Portugal e, posteriormente, a direção Financeira do Groupe PSA no Reino Unido. Desde 2018 desempenhava o cargo de diretora da marca Peugeot em Portugal e Espanha.

Pedro Lazarino é, por sua vez, nomeado diretor da marca Opel em Portugal e Espanha, reportando a Christophe Prévost, diretor-geral de Comércio da Região Ibérica do Groupe PSA. Pedro Lazarino sucede no cargo a Jorge Tomé, que assume a direção da Marca Peugeot em Portugal.

Pedro Lazarino é licenciado em Economia e Direção de Empresas pela Universidade Nova de Lisboa, tem um Master/Programa Avançado de Marketing pela Universidade Católica Portuguesa e frequentou o curso “Emerging Leaders Program” da Harvard Business School. Iniciou a sua atividade profissional em 1998 na GM Portugal, onde exerceu diversos cargos de responsabilidade nas áreas de Vendas, Marketing e Comunicação, incluindo a responsabilidade pela Rede Comercial em Portugal. Em 2010 integrou a Adam Opel AG, como chefe de Produto da Gama global e dos Veículos Compactos na equipa de Marketing Internacional. Posteriormente foi responsável de Produto e Preços dos veículos Compactos e SUV’s. Em 2017 assumiu a direção de Vendas para a Europa e o Marketing Regional da Alemanha, Itália, Espanha e Portugal. Era, desde 2018, diretor Comercial da Opel Vauxhall.

Jorge Tomé é nomeado diretor da Marca Peugeot em Portugal, reportando a João Mendes, diretor da Marca Peugeot em Portugal e Espanha. É engenheiro de profissão e tem uma ampla experiência na indústria automóvel. Juntou-se à Peugeot em 1995 e, desde então, tem ocupado vários lugares de direção na Região Ibérica. Em 2015 foi nomeado diretor da Peugeot Portugal e Espanha e desde 2018 ocupava o cargo de diretor da Opel Espanha e Portugal.

Por fim, de recordar que Maria Jesús López tinha assumido, a 1 de março, o cargo de General Manager da Marca Free2Move da Filial Comercial Ibérica, mantendo a direção da unidade de negócio de Renting do grupo, Free2Move Lease, que ocupa desde 2017.

Mob Lab Congress 2020