Quantcast
Transportes

MOBI.E reforça compromisso com mobilidade sustentável

A MOBI.E apresentou, esta segunda-feira (9 de novembro), um novo posicionamento, com o objetivo de “promover um mundo melhor e um futuro mais sustentável”. Desde o seu arranque, há cinco anos, que a empresa tem trabalhado para ativar a rede piloto de postos de carregamento, atuando como Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica.

“Queremos reforçar o nosso papel enquanto instrumento público do Estado para o desenvolvimento de uma mobilidade sustentável e atuar no mercado regulado enquanto Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica” refere Luís Barroso, Presidente da MOBI.E, em comunicado.

A empresa está empenhada em contribuir para que se alcancem os objetivos definidos para a descarbonização no setor da mobilidade e transportes, nomeadamente: o Roteiro para a Neutralidade Carbónica, que define que o setor seja neutro em termos de emissões em 2050, e o Plano Nacional Energia e Clima 2030, que visa a redução em 40% de gases com efeito de estufa até 2030.

A rede MOBI.E conta, para já, com a cobertura geográfica de 268 municípios com postos de carregamento, mas pretende alcançar a totalidade dos municípios até ao final deste ano, transferindo, gradualmente, essas competências para os agentes de mercado.

Quanto ao novo posicionamento da empresa, esta vai atuar em quatro domínios:

  • Promover a mobilidade elétrica como uma solução de futuro;
  • Concretizar as políticas públicas que o Governo defina para o desenvolvimento da mobilidade elétrica e a sua integração com outros modos;
  • Contribuir ativamente para acelerar o processo de transição para a mobilidade elétrica;
  • Monitorizar o desenvolvimento da rede MOBI.E, propondo ajustamentos que se entendam necessários para melhorar a sua eficiência e contribuindo para a sua implementação.

Os objetivos para o próximo ano passam pela “consolidação do modelo da mobilidade elétrica”, uma vez que “existe ainda um grande desconhecimento sobre esta tecnologia”, lê-se no mesmo comunicado.

“Além de concretizarmos investimento, vamos combater a desinformação e credibilizar o nosso modelo. Estamos a trabalhar num plano para dar a conhecer a MOBI.E e a rede MOBI.E, daí estarmos a apresentar este novo posicionamento e nova assinatura”, esclarece Luís Barroso.

Atualmente, a rede MOBI.E conta com mais de mil postos de carregamento e nos primeiros 10 meses do ano foram registados quase 80 mil carregamentos, o que permitiu poupar 13 mil toneladas de CO2, de acordo com os dados fornecidos pela empresa.