Transportes

Nova geração de camiões MAN poupa até 8,2 % de combustível

MAN

Em fevereiro, a MAN apresentou ao público a sua nova geração de camiões. Para além do foco no condutor com um novo conceito de funcionamento, a eficiência de combustível foi uma das principais prioridades no seu desenvolvimento. Os novos conceitos de transmissão, aerodinâmica e o assistente de eficiência MAN EfficientCruise tornam a nova geração de camiões MAN até 8,2 % mais económica do que a geração anterior. A TÜV Süd confirmou agora este potencial de poupança num teste.

Após um total de 684 quilómetros, o resultado foi claro: o novo MAN TGX 18.470 Euro 6d demonstrou uma redução média de 8,2% de combustível nos 342 quilómetros de autoestrada e de estrada nacional percorridos duas vezes consecutivas, em relação ao MAN TGX 18.460, a versão anterior com motor Euro-6c.

Para comparar efetivamente o desempenho puro do veículo, foi trocado o reboque e o condutor entre as duas viagens. O perfil da pista normal de autoestrada correspondia a 90% das distâncias percorridas no tráfego europeu de longa distância. As poupanças concretas obtidas no teste TÜV confirmam assim o potencial de poupança da nova geração de camiões, tal como previsto pela MAN. “Os baixos custos globais dos veículos são decisivos para o sucesso dos nossos clientes. Desenvolvemos de forma consistente a nova geração de camiões MAN, com vista à máxima eficiência e economia – e atingimos plenamente os nossos objetivos. Estamos muito satisfeitos por este facto ter sido também confirmado num teste conduzido por uma organização de testes independente. Um grande obrigado a toda a nossa equipa – um grande feito”, refere Frederik Zohm, membro da Comissão Executiva de Investigação e Desenvolvimento da MAN Truck & Bus, comentando, assim, o resultado da TÜV.

Göran Nyberg, membro da Direção de Vendas e Marketing, acrescenta que “com a nova geração de camiões estamos a cumprir a promessa da nossa marca ‘Simplifying Business’ da melhor forma possível. Concentramo-nos tanto no condutor como no gestor de frota, que beneficiam ambos das muitas inovações”.

Inovação com nova cadeia cinemática
A base para a melhoria da eficiência em comparação com a geração anterior são as numerosas inovações técnicas e melhorias de conceito com que a nova geração de camiões MAN está a ser introduzida. Em termos de transmissão, tal inclui não só a geração de motores Euro 6d mais económica, mas também a um novo eixo de tração hipoide eficientemente otimizado, com uma relação de 2.31 particularmente longa especialmente para utilização em transportes de longo curso mais propícios ao consumo de combustível, juntamente com a caixa de velocidades MAN TipMatic, complementa o motor D26 Euro 6d com apenas um turbo compressor, redução da recirculação dos gases de escape e aumento da eficiência termodinâmica para uma maior eficiência, mesmo em motores mais potentes, de modo a criar uma cadeia cinemática mais eficiente em termos de consumo de combustível.

MAN EfficientCruise
Com a configuração de cadeia cinemática ideal, o cruise control com GPS, MAN EfficientCruise, também explora todo o seu potencial, oferecendo funções ainda mais alargadas com a nova geração de camiões MAN. Isto inclui a “navegação dinâmica”, que mantém o motor em modo carga, de pouco consumo em terrenos planos, alternando constantemente entre a aceleração e a rotação do veículo, poupando assim combustível. A MAN também otimizou o sistema de controlo à distância ACC para fazer o melhor uso possível das fases de rolamento. Por exemplo, o sistema mantém uma maior distância do veículo da frente antes do topo de uma colina para que possa rolar sem obstáculos durante o máximo de tempo possível no declive subsequente. O novo MAN EfficientCruise também tem mais em conta do que anteriormente as infra-estruturas de tráfego relacionadas com as rotas, tais como rotundas e limites de velocidade fixos, a fim de reduzir antecipadamente a potência e, assim, tornar a condução ainda mais eficiente.

Novo design para uma melhor eficiência
Para além da cadeia cinemática e do MAN EfficientCruise, a aerodinâmica desempenha um papel importante na redução do consumo de combustível na nova Geração de Camiões MAN. Por exemplo, espelhos exteriores mais finos garantem uma área frontal reduzida e os deflectores de ar na aba frontal melhoram o fluxo de ar para o radiador e para o compartimento do motor. A extensão destes deflectores de vento sobre as portas acalma o fluxo lateral e, ao mesmo tempo, reduz a poluição nesta zona. A chamada cortina de ar nos cantos do pára-choques otimiza o fluxo em torno da área de entrada. Os novos spoilers e abas laterias do tejadilho permitem a condução do fluxo de ar do camião para o reboque.