Quantcast
Logística

Parfois investe em novo sistema de separação e reforça rede de distribuição e abastecimento

Parfois_Sorter_1

A Parfois investiu num novo sistema de separação com o objetivo de reforçar a sua rede de distribuição e abastecimento de produtos. Este novo sistema de triagem foi desenvolvido para fazer face às necessidades e rapidez exigidas pela estratégia comercial da empresa de moda e acessórios criada em 1994 por Manuela Medeiros.

Este novo sistema foi instalado numa área de 4.000 m2 no centro de distribuição de 45.000 m2 localizado no Porto, sendo esta infraestrutura responsável pelo fornecimento de produtos a mais de 1000 lojas Parfois localizadas em 72 países em todo o mundo.

 

Este sistema de separação tem por objetivos principais a melhoria da ergonomia e da qualidade do trabalho dos colaboradores; aumentar a execução e a capacidade de expedição a partir do principal centro de distribuição da Parfois, de modo a permitir o crescimento da empresa e a estratégia de expansão do negócio para os próximos anos; além de criar uma solução que complemente e equilibre a tecnologia atual.

A nova tecnologia disponibiliza um sistema de separação altamente eficaz para o abastecimento de produtos, com uma capacidade de triagem de até 7.200 unidades/hora. Os sistemas gerais (novo e atual) combinados, podem alcançar uma capacidade máxima de separação de 21.600 unidades/hora.

 

Além dos objetivos já referidos, esta nova solução proporcionará, segundo a empresa, um aumento de 25% na produtividade face ao sistema atual; uma otimização da área ocupada, tendo em conta o espaço atualmente disponível no centro de distribuição; um consumo eco eficiente em termos de energia e iluminação, e a capacidade de separação de artigos devolvidos (logística inversa) de lojas e clientes.

A execução deste projeto foi concluída em agosto de 2020, após uma série de diferentes etapas, incluindo o desenvolvimento do conceito, a conceção dos detalhes e, por fim, a sua implementação. O desenvolvimento do projeto contou com diferentes parceiros de logística e intralogística, entre elas a TGW Ibérica Sistemas Logísticos, a Equinox MHE e a Logistics Project Management (LPM).

 

Mas o investimento da Parfois não se limita ao novo sistema de separação. Também a implementação de medidas sustentáveis está na agenda da empresa. Tendo em conta que o maior consumo de papel e cartão é relativo às embalagens, a rede de centros de distribuição está atualmente a reutilizar o cartão recebido para enviar produtos para as lojas. Atualmente, mais de 55% do cartão enviado é cartão reutilizado e o objetivo dos próximos 5 anos é o de melhorar essa percentagem, para que 90% do cartão enviado seja cartão reutilizado.

 

De referir que a rede de logística e distribuição da Parfois é composta por seis centros de distribuição, quatro deles situados em Portugal, responsáveis pelo fornecimento do produto, logística inversa e fornecimento de mobiliário a todas as suas lojas físicas e online.

Abastecendo semanalmente as suas lojas e e-commerce com novos produtos, a rede de distribuição realiza três entregas semanais, num prazo máximo de 72 horas.