Sustentabilidade

Parlamento Europeu discute Pacto Ecológico com transportes na mira

Parlamento Europeu discute Pacto Ecológico com transportes na mira

A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, vai apresentar o Pacto Ecológico Europeu aos eurodeputados numa sessão plenária extraordinária nesta quarta-feira (11 de dezembro), em Bruxelas.

O debate no Parlamento Europeu terá início com uma intervenção de Ursula von der Leyen sobre o novo “Pacto Ecológico Europeu”, que visa tornar a Europa no primeiro continente com impacto neutro no clima, seguindo-se as reações dos eurodeputados.

O Pacto Ecológico Europeu focar-se-á na luta contra as alterações climáticas e noutros objetivos ambientais em domínios como os transportes, a energia, a poluição, a agricultura, a economia circular e a biodiversidade.

A comunicação da Comissão deverá incluir um calendário para as futuras propostas, incluindo para a apresentação da primeira lei europeia sobre o clima, que consagrará na legislação da UE a meta da neutralidade climática para 2050.

O Parlamento Europeu defende que a UE deve reduzir as emissões em 55% até 2030 para atingir a neutralidade climática até 2050 e que é urgente acordar um orçamento de longo prazo ambicioso para 2021-2027.

O objetivo é que a UE assuma a liderança mundial no combate às alterações climáticas e fixe os padrões globais para uma transição energética justa e inclusiva.