Transportes

Porto de Aveiro preparado para cargas de grandes dimensões

Porto de Aveiro preparado para cargas de grandes dimensões

O Porto de Aveiro finalizou a operação de transporte, efetuada pelo navio “Happy Dover”, de uma grua de 600 toneladas, construída pela Eurocrane – Equipamentos de Elevação, para a Base Naval de Toulon.

Recorde- se que a construção desta mega-grua, iniciada em maio de 2019, ocupou uma área de 5.600m2 de terrapleno, com a operação de estiva no “Happy Dover” a ser efetuada pela Aveiport (Grupo ETE).

Importa frisar que esta não é a primeira vez que se constroem no Porto de Aveiro gruas ou outro tipo de equipamentos de grandes dimensões, sendo a carga de projeto uma das tipologias a que o Porto de Aveiro tem condições para dar resposta com soluções à medida.

Já em março de 2014 operação idêntica envolveu o transporte de dois guindastes portuários com destino ao porto francês de Sète, transporte efetuado em dois navios. Cada grua pesava 630 toneladas, tendo levado nove meses a serem montadas.

Três anos antes, em maio de 2011, um pórtico para carga e descarga de contentores de navios post-panamax seguiu no navio “Jumbo Shipping” Fairplayer rumo ao mesmo porto. A estrutura gigante, pesando mil toneladas, foi integralmente montada no Porto de Aveiro pela empresa Eurocrane, numa longa e delicada operação. Tratou-se de um projeto nacional, tendo sido a primeira exportação do género a realizar-se em Portugal.

A ampla capacidade de espaço de armazenagem associado ao total descongestionamento do porto, permitem que o Porto de Aveiro seja uma referência, desde 2007, na receção de cargas de projeto. O terminal norte multiusos fornece o espaço necessário, não só para o manuseamento e armazenagem, mas também para as atividades de montagem e de valor acrescentado que levam mais tempo na sua operação. De igual modo, a Autoridade Portuária procura estudar e oferecer a melhor solução à medida de cada projeto.