Quantcast
Portos

Porto de Sines com aumento global de 1% em 2020

O Porto de Sines encerrou 2020 com um aumento na movimentação global de 1%, com 42,2 milhões de toneladas – anuncia a Administração dos Portos de Sines e do Algarve S.A (APS), em comunicado.

Destaca-se a carga contentorizada com um crescimento de 13% em relação ao ano anterior – o terceiro melhor resultado de sempre em termos de movimentação de contentores. O aumento deve-se ao volume relacionado com o hinterland, revela a APS.

No segmento dos granéis líquidos registou-se um ligeiro crescimento de 1% em relação a 2019, para um total de 21,5 milhões de toneladas. A receção de mais de 8,3 milhões de toneladas de crude para abastecer a refinaria de Sines, a movimentação de 7,3 milhões de toneladas de refinados (gasolinas, gasóleos e similares) e a receção de mais de 4 milhões de toneladas de Gás Natural Liquefeito (GNL) são as razões levantadas pela APS para o aumento.

Já segmento dos granéis sólidos apresentou um resultado negativo, com uma quebra de 80% da movimentação, explicada pelo anunciado encerramento das centrais termoelétricas a carvão.