Portos

Porto de Viana do Castelo cresce 8% no primeiro quadrimestre

Porto de Viana do Castelo

O Porto de Viana do Castelo movimentou mais de 147 mil toneladas de mercadorias, durante o primeiro quadrimestre de 2020, revela a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), representando um aumento de 8,2% face ao mesmo período do ano anterior.

O acréscimo de 28% na movimentação de granéis líquidos e de 17% nos granéis sólidos contribuíram substancialmente para o crescimento do porto minhoto, nos primeiros meses do ano.

Entre os granéis sólidos salienta-se a exportação de minérios, que se traduziu em mais 18 mil toneladas de carga movimentada face à registada em 2019, e a importação de cinzas volantes, mais 9 mil toneladas do que no ano anterior. Já relativamente aos granéis líquidos, exportaram-se mais de 24 mil toneladas de asfalto, que se traduz num acréscimo de 28%, em comparação com o período homólogo.

“Se em 2019 Viana do Castelo registou um crescimento significativo (+16,5%), este ano, e com este primeiro balanço, prevemos manter a trajetória e continuar a dar resposta às indústrias da região.”, salienta a APDL.

As restantes tipologias de carga registaram comportamentos muito aproximados aos primeiros quatro meses de 2019, destacando-se uma ligeira redução na carga geral.

Importa destacar, também, o crescimento de embarcações, uma vez que, durante este período, a infraestrutura portuária registou um acréscimo de 14% de navios que escalaram o porto por motivos comerciais, face ao mesmo período do ano anterior.