Quantcast
Transportes

Dourogás vai abastecer primeiro veículo pesado com biometano 100% renovável

A Dourogás GNV está a promover o primeiro abastecimento de veículo pesado com biometano de origem totalmente renovável.

O primeiro abastecimento de veículo pesado com biometano de origem totalmente renovável está a ser promovido pela Dourogás GNV, em colaboração com a HAVI Logistics. Em comunicado, a empresa revela que o primeiro camião a circular com gás natural veicular 100% renovável chegará às estradas nacionais já no início de setembro, nomeadamente no dia 8 de setembro.

O Posto de Abastecimento de Santo António dos Cavaleiros, em Loures, foi o local escolhido para o abastecimento. O biometano tem origem no projeto Biogasmove de demonstração de conceito que permite produzir gás natural 100% renovável a partir da digestão anaeróbia de resíduos orgânicos.

O Biogasmove já permitiu abastecer uma frota de veículos da empresa intermunicipal Resíduos do Nordeste a partir da biodigestão e valorização energética da matéria orgânica recolhida por essas mesmas viaturas, respondendo ao desígnio da Economia Circular.

A Dourogás recorda ainda que foi recentemente estabelecido uma parceria com a Águas do Tejo Atlântico no sentido de iniciar um projeto de demonstração de conceito com vista à produção de biometano a partir das lamas produzidas nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

Com a demonstração da possibilidade de incorporação de biometano no sistema de abastecimento de gás natural veicular, a Dourogas pretende reafirmar a sua prioridade e aposta nos gases renováveis, como o hidrogénio e o biometano.