Quantcast
Transportes

Siemens e CaetanoBus vão fornecer 650 sistemas de tração para autocarros elétricos até 2024

CaetanoBus

A Siemens Portugal estabeleceu uma nova parceria com a CaetanoBus, uma empresa portuguesa de fabricação de carroçarias e autocarros. O projeto inclui o fornecimento e integração a bordo, até 2024, de 650 sistemas de tração para autocarros 100% elétricos, a hidrogénio ou que utilizem outras tecnologias atualmente em desenvolvimento. Estas soluções destinam-se a autocarros intercidades, urbanos ou para aplicação em infraestruturas logísticas, como aeroportos.

Em 2017, as duas empresas assinaram o primeiro contrato-quadro, que incluiu o fornecimento de 160 sistemas de tração para autocarros elétricos. De acordo com a empresa, 40 foram instalados em autocarros utilizados em aeroportos e 120 em autocarros urbanos, que, no total, já percorreram cerca de 10 milhões de quilómetros e evitaram a emissão de aproximadamente 3 mil toneladas de CO2.

Estes veículos elétricos, com os sistemas de tração da Siemens, estão em utilização em diversos aeroportos e cidades na Ásia, Europa e América, bem como em várias cidades portuguesas, como Lisboa, Porto, Braga e Aveiro.

Para Fernando Silva, responsável pela smart infrastructure da Siemens Portugal, “a descarbonização e eletrificação do sector dos transportes são processos vitais para que, a nível mundial, se consigam reduzir significativamente as emissões de gases com efeito estufa e para que seja possível combater eficazmente as alterações climáticas”.

“A parceria com a Siemens, neste e noutros projetos, tem sido muito importante no apoio ao desenvolvimento de soluções de mobilidade sustentáveis”, refere Patrícia Vasconcelos, CEO da CaetanoBus, reforçando que a missão da empresa “passa por trazer ao mercado cada vez mais veículos zero emissões, nos vários segmentos, porque o futuro quer-se descarbonizado”.