Logística

Sistemas inteligentes no setor logístico-portuário antecipam Congresso ITS 2020

Porto_Lisboa

O “Mar e Logística” estará em debate esta quinta-feira dia 13 de fevereiro, em Setúbal, como parte das sessões de antecipação do Congresso ERTICO-ITS 2020, um evento de cariz europeu que pretende abordar a importância dos Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS) nas cidades e regiões, colocando Portugal no mapa das soluções de mobilidade sustentável e inteligente a nível internacional.

O programa deste dia contará com uma mesa redonda com representantes da APP, AutoEuropa, ANTRAM e Yilport que terá como objetivo debater o presente e futuro do setor logístico-portuário e bem como o sistema inteligente deste setor.

“A Janela Única Logística (JUL) é o sistema inteligente para o sector logístico-portuário, razão pela qual não pode deixar de ter o seu espaço no roadmap ITS Portugal e no Congresso Europeu de maio próximo em Lisboa,” diz Rui Camolino, presidente da ITS Portugal. “Os Portos nacionais deixaram há muito de ser locais onde apenas se carregam e descarregam navios. Desde 2008 que o conceito de Janela Única Portuária (JUP) começou a ser aplicado, de modo a harmonizar os processos de negócio do sector portuário. No final de 2019, fruto de uma permanente evolução, os Portos Nacionais, com a DGRM, anunciaram a disponibilização da JUL, facilitando assim a transformação digital acompanhada da harmonização dos processos do sistema logístico-portuário.”

Esta sessão faz parte de várias iniciativas que anteciparão o congresso, de 18 a 20 de maio, e tem como intuito dar a conhecer os objetivos do congresso europeu e a sua importância para as empresas portuguesas bem como divulgar a sua estrutura do Congresso.

Com foco na transformação digital do setor dos transportes, o Congresso ERTICO-ITS 2020 decorrerá pela primeira vez, em Lisboa, de 18 a 20 de maio de 2020. Este congresso colocará a cidade de Lisboa no mapa das soluções de mobilidade sustentável e inteligente a nível internacional e será também o primeiro evento de mobilidade a declarar-se carbono neutro, no ano em que a cidade é capital verde da Europa.

O congresso contará com mais de 120 expositores, representação de 50 países e mais de 2000 participantes, incluindo líderes europeus especializados na mobilidade. Durante o evento acontecerá também o 4th ITS Summit, uma conferência com até 100 mayors e líderes de indústria, que decorrerá à porta fechada.