Logística

STILL apresenta o próximo passo na seleção autónoma de pedidos

still_OPX_iGo_neo

Cerca de três anos após a introdução, os Order Pickers horizontais OPX da STILL estão prontos para uma nova aventura. Equipados com a tecnologia inteligente iGo neo, os novos OPX iGo neo tornam-se assistentes autónomos aumentando a produtividade dos order Pickers em operações com uma alta densidade de recolha.

Isto transforma os equipamentos em dispositivos individuais e flexíveis que apoiam o operador em operações como a separação de pedidos. Como assistentes de atuação independente, o OPX iGo neo segue o operador de forma autónoma e pára sempre na posição de picking ideal, economizando assim até 75% de energia e tempo de montagem e desmontagem, ao mesmo tempo em que reduz consideravelmente a distância que o operador tem de andar sob carga.

A inteligência artificial integrada no veículo garante que tanto o percurso como a velocidade sejam adaptados às respectivas condições. Além disso, o operador pode ajustar manualmente a distância de picking à estante e também determinar em posição das quatro disponiveis se encontra a palete no máximo, o veículo deve parar.

Não é necessário WiFi para operar estes equipamentos e não é necessário esforço para instalar o sistema, tais como programação de rotas ou adaptação do ambiente do armazém.

“Para as empresas que já otimizaram amplamente os seus processos, o OPX iGo neo oferece uma forma inteligente de aumentar a produtividade na separação horizontal de pedidos e, ao mesmo tempo, reduzir a carga de trabalho dos seus funcionários”, explica Erik Düwel, diretor de Aplicações Avançadas de Gestão de Produtos da STILL.

E como funciona o OPX iGo neo? Antes de iniciar o trabalho, o operador liga via rádio um controle remoto ao veículo, que depois só precisa levar consigo e é rastreado por dois sistemas ao mesmo tempo – através do sistema híbrido de rastreamento. Desta forma o operador pode-se concentrar totalmente no seu trabalho, o que minimiza os erros de recolha e aumenta a produtividade.

Como alternativa ao controle remoto, com o qual o operador pode controlar as funções mais importantes do veículo, estas também podem ser ativadas usando os painéis de botões na lateral do veículo. A mudança para a operação manual ocorre automaticamente quando o operador sobe a plataforma do condutor.

Para máxima segurança, um conceito de segurança multinível protege pessoas, equipamentos de armazenamento e carga. Um sistema de protecção de peões (PPS) e sensores de rastreio de movimento detectam todos os objectos dinâmicos e estáticos num raio até 15 m e, consequentemente, permitem uma reacção situacional segura aos obstáculos. O veículo é assim capaz de contorná-los por si só.  Além disso, o sistema detecta automaticamente os corredores transversais e as extremidades dos corredores e abranda suavemente o veículo quando se aproxima deles. O OPX iGo neo só passa por esses cruzamentos após a confirmação do operador. È fornecida proteção adicional através de uma câmara frontal 3D opcional, que detecta de forma confiável os obstáculos em toda a altura do veículo. As unidades de sinal LED garantem excelente visibilidade do veículo autónomo e também indicam em que modo ele se encontra ou em que linha de prateleira ele está.

O STILL OPX iGo neo está disponível em quatro modelos diferentes. Todos os modelos podem transportar paletes ou carrinhos até 1.000 mm de largura extra e, opcionalmente, podem ser equipados com uma bateria de iões de lítio sem manutenção para um carregamento rápido e um carregamento intermédio, alta disponibilidade e uma longa duração da bateria.