Quantcast
Transportes

Toyota e Hino desenvolvem camião elétrico a hidrogénio

Camiao Eletrico a pilha de combustivel(hidrogenio)

Com o crescente interesse em camiões pesados elétricos, a Toyota Motor North America (TMNA) e a Hino USA irão desenvolver, em conjunto, um camião elétrico a pilha de combustível (hidrogénio) (FCET) Classe 8 para o mercado norte-americano.

O camião irá aproveitar o recém-desenvolvido chassis da série Hino XL com a comprovada tecnologia de pilha de combustível da Toyota, para oferecer capacidade de transporte com zero emissões. Esta colaboração consolida o esforço existente para desenvolver um FCET de 25 toneladas para o mercado japonês, anunciado no início deste ano.

A chegada do primeiro veículo de demonstração está prevista para o primeiro semestre de 2021.

“Uma versão do Hino série XL movida a pilha de combustível é uma vantagem para os clientes e para a sociedade. Será silencioso, suave e potente enquanto emite apenas água limpa”, destacou Tak Yokoo, engenheiro Executivo Sénior, da Toyota Research and Development.

“Alargando a nossa herança de pesados Hino, a tecnologia Toyota Fuel Cell oferece aos nossos clientes um veículo comercialmente viável, de alcance alargado e zero emissões no curto prazo”, referiu, por sua vez, Glenn Ellis, vice-presidente sénior de experiência do cliente da Hino”.

O lançamento do Toyota Mirai em 2014 e o desenvolvimento de veículos a pilha de combustível a hidrogénio zero emissões é parte integrante do Desafio Ambiental Toyota 2050.

Mob Lab Congress 2020