Quantcast
Logística

Vendas globais da ID Logistics crescem 4,3% no 1.º semestre

Sanofi_ID_Logistics

As vendas globais da ID Logistics, no primeiro semestre de 2020, atingiram os 776,6 milhões, valor que representa um crescimento de 4,3% face a igual período de 2019. O grupo registou um aumento no lucro das atividades normais para 20,1 milhões (2,6% da margem operacional) e uma redução de 30,1 milhões na divida financeira líquida para 0,7 vezes a EBITDA.

Em França, as receitas dos primeiros seis meses de 2020 ascenderam a 344,1 milhões de euros, com um ligeiro decréscimo (-1,4%) face ao primeiro semestre de 2019. Após um bom crescimento da atividade (+3.5% no primeiro trimestre de 2020), o segundo trimestre foi afetado por medidas de contenção e diminuiu (-5,9% em relação a 2019).

Já as receitas internacionais do primeiro semestre do ano foram de 432,5 milhões, mais 9,4% do que no primeiro semestre de 2019. Este comportamento inclui tanto os efeitos geralmente desfavoráveis das taxas de câmbio, principalmente na América Latina, como as mudanças no processo de consolidação, devido ao encerramento das operações na África do Sul, em setembro de 2019, e à consolidação das atividades da Jagged Peak (EUA), em dezembro de 2019. Excluídos estes elementos, o crescimento da receita durante o primeiro semestre de 2020 é de 5,4%. À semelhança de França, o segundo trimestre regista um decréscimo devido à crise de COVID-19 (-0,2%), após um bom desempenho no primeiro trimestre (+11,2%).

Durante este período, o grupo realizou 10 novas aberturas (três em França e sete de âmbito internacional), de acordo com o plano de negócios inicial.

Eric Hémar, presidente e CEO da ID Logistics, refere que “o grupo tem experimentado um crescimento do seu negócio e da sua atividade normal”, admitindo que este primeiro semestre “ilustra a resiliência do modelo de negócio do grupo e a flexibilidade da nossa organização”. E conclui que “a diversidade do nosso portfólio de clientes, a qualidade dos acordos com os parceiros, a nossa presença internacional e o empenho das nossas equipas têm sido fatores decisivos para ultrapassar esta crise sem precedentes”.

De referir ainda que a ID Logistics “pretende continuar o seu desenvolvimento mantendo-se atenta à evolução da crise sanitária”. Assim, um dos principais operadores logísticos a nível europeu, “estará particularmente atento às inaugurações previstas para 2020” (15 no total), bem como “para aproveitar as oportunidades que surgem através do desenvolvimento do e-commerce, da relocalização industrial na Europa, do reforço de outsourcing e da concentração do setor”.

Mob Lab Congress 2020