Quantcast
Transportes

VoloDrone e DB Schenker dão passo ‘oficial’ para transporte de cargas por drone

A Volocopter e a DB Schenker anunciaram a criação do 1ºprojeto para operações terrestres de cargas elétricas em logística com o VoloDrone.

A Volocopter e a DB Schenker, empresa de logística internacional, anunciaram a criação do primeiro projeto para operações terrestres de cargas elétricas em logística com o apoio do Instituto Fraunhofer para o Fluxo de Materiais e Logística. O anúncio surge após o sucesso da prova de conceito estática (PoC) conjunta em Messe Stuttgart para operações terrestres com VoloDrone em centros logísticos, revela a DB Schenker, em comunicado.

“O projeto derivado destes resultados será o primeiro do seu género e servirá de base para integrar as operações VoloDrone nas redes logísticas em todo o mundo, realizando as ambições de automatização e sustentabilidade nas cadeias de abastecimento”, informa a empresa. Uma vez finalizado, o projeto estará disponível para os parceiros ao abrigo de um acordo de não-divulgação.

As equipas de investigação da Volocopter, a DB Schenker e o Fraunhofer IML simularam a integração do VoloDrone numa rede logística, examinando os processos terrestres de codificação das mercadorias, avaliando cargas e mercadorias seguras, testando o fornecimento automático do drone através de veículos autónomos, e identificando outras verificações prévias necessárias da carga em voo. Em seguida, os processos de transporte e carregamento da carga útil VoloDrone foram conduzidos e examinados para identificar procedimentos seguros e normalizados para os colaboradores em terra, preparando o VoloDrone para o voo.

Comentários da Volocopter e da DB Schenker

Para o CCO da Volocopter, Christian Bauer, “ao desenvolver um projeto para as operações com VoloDrone, a Volocopter está a liderar o caminho para a próxima dimensão da logística de transporte, com dados tangíveis e operacionais a apoiar as nossas solicitações de serviços”.

Já Erik Wirsing, Global Head of Innovation da DB Schenker, afirma que “o VoloDrone abre novas possibilidades para a indústria logística e representa um elemento chave para o roteiro de inovação e sustentabilidade da DB Schenker para a logística”.

Desde o início da sua colaboração em meados de 2009, a Volocopter e a DB Schenker têm vindo a desenvolver o VoloDrone para lançamento comercial e a avaliar casos de utilização de serviços de drone business-to-business em logística.

O VoloDrone, o drone de carga pesada e versátil da Volocopter, é alimentado por bateria, pode transportar uma carga útil de 200 kg até 40 km, e tem 18 rotores e motores que alimentam o aparelho elétrico vertical de descolagem e aterragem (eVTOL).