- Logistica e Transportes Hoje - https://www.logisticaetransporteshoje.com -

CEiiA e ABDI à procura de startups nacionais

O desafio lançado pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) é “simples”: modernizar a indústria por meio de novas tecnologias [1], ao abrigo de um financiamento de startups portuguesas [2].

Este é o objetivo do programa “Conexão Startup Indústria” que tem ligação com grandes empresas brasileiras.

A porta de entrada em indústrias como a 3M, Caterpillar, Embraer, Fiat Chrysler, Nestlé, L’Occitane ou o grupo Super Bock, já tem inscrições abertas. As startups que se considerem capazes de dar resposta a desafios tecnológicos lançados por estas empresas, particularmente no domínio da chamada “Indústria 4.0 [3]”, podem registar-se até 31 de março.

Os selecionados irão desenvolver um projeto piloto com uma destas empresas e recebem ainda um apoio de 18 mil euros da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) para viabilizar a sua participação.

Na primeira fase do programa, até janeiro, inscreveram-se mais de 50 grandes empresas com atividade industrial, com operações em Portugal e no Brasil.

O “Conexão Startup Indústria”, que é o maior programa de ligação entre startups e grandes empresas no Brasil, chegou este ano a Portugal através de uma parceria com a 4Scale, incubadora e aceleradora do CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, em Matosinhos.

O regulamento e o registo estão acessíveis online, até 31 de março, no site https://www.ceiia.com/conexao-startup-industria [4].