Sustentabilidade

Ellen MacArthur Foundation atribui à Brambles classificação “A” em circularidade

Ellen MacArthur Foundation atribui à Brambles classificação “A” em circularidade

A Brambles recebeu a classificação geral “A” por parte da Circulytics – a ferramenta de avaliação de circularidade da Ellen MacArthur Foundation (EMF).

A Circulytics vai além da simples medição de fluxos de materiais, proporcionando informações claras sobre todas as operações circulares, identificando áreas para melhorias imediatas e destaca ainda oportunidades para inovação estratégica.

A ferramenta ajuda a destacar os benefícios da reutilização de materiais num modelo circular em comparação com modelos de negócio lineares convencionais. O sistema de medição está dividido naquilo a que chama “catalisadores” e “resultados”.  Os primeiros são elementos da própria empresa, como estratégia, pessoas, sistemas e processos, inovação e envolvimento externo com clientes e fornecedores. A Brambles obteve de forma consistente classificações máximas em todos os temas nesta categoria.

A economia circular procura reduzir o desperdício e a poluição, bem como manter produtos e materiais em utilização, ao mesmo tempo que regenera sistemas naturais.  Com um modelo circular do tipo “partilhar e reutilizar” para os seus 330 milhões de ativos de entrega, a Brambles promovia a economia circular antes de esta se tornar uma estratégia para lidar com a crise de desperdício tanto para as empresas como para os responsáveis pela elaboração de políticas.

A linearidade é modelo de negócio central e os sistemas avançados de acompanhamento e recuperação de ativos e de TI desenvolvidos e implementados pela Brambles permitiram que à empresa a obtenção destes resultados na avaliação elaborada pela Circulytics.

A Brambles também obteve uma classificação elevada na secção “resultados” da ferramenta de avaliação, relacionada com entradas (sob a forma de materiais e energia) e com o modo como os resultados, na forma de produtos ou serviços, contribuem para a economia circular.

De acordo com a empresa, a concentração em fornecimento sustentável chamou a atenção da equipa de avaliação, permitindo ainda identificar áreas de desenvolvimento para a estratégia futura da Brambles.