Quantcast
Tecnologia

Minsait melhora gestão do transporte de componentes na Seat

A Minsait, uma empresa da Indra, acompanhou a SEAT no processo de inovação e transformação para a indústria 4.0, otimizando a gestão do transporte de componentes para as suas linhas de produção. O projeto foi realizado na fábrica que a empresa tem em Martorell, em Barcelona.

A Minsait recorreu à tecnologia SAP (SAP TM y SAP ERP) que permite evoluir os processos da SEAT, além de conseguir um planeamento tático e operativo dos seus transportes, aumentando o serviço ao cliente e tornando mais eficiente a tarefa do transportador, através da otimização de suas rotas e procedimentos.

Do ponto de vista qualitativo, a plataforma implementada pela Minsait, com a colaboração da Deloitte, conseguiu uma maior eficiência no abastecimento de camiões, bem como uma redução dos custos de transporte, graças à sincronização dos processos de planeamento de encomendas de materiais aos fornecedores e da gestão do transporte. A plataforma permitiu evoluir também no planeamento e otimização do transporte e na sua integração com o núcleo do negócio, ao convertê-lo num processo ainda mais automatizado.

Os processos e operações ficam assim sincronizados num único sistema, onde se integram todas as funções relacionadas com o transporte inbound.

Este projeto junta-se a outros que a Minsait tem vindo a desenvolver com a SEAR nos últimos anos. A empresa da Indra conta com um acordo de infraestruturas, que contemplou serviços de Service Desk (com assistência a todo o tipo de acidentes); Suporte na Fábrica (para a resolução de qualquer ocorrência relacionada com a produção); Operação (segurança, monotorização, bases de dados, armazenamento); e  a continuidade de um atelier de Projetos de Infraestrutura IT.

Este modelo de operação, com uma visão global e uma gestão unificada de todos os componentes do fabricante, permite definir procedimentos, normas e políticas de atuação, e, através da tecnologia, facilita uma melhoria contínua e uma abordagem integrada de todas as atividades, identificando quais são as prioritárias e mais importantes para a produção e rentabilidade.