Transportes

A caminho da condução autónoma

A caminho da condução autónoma

O novo Actros da Mercedes é um poço de novidades e inovações. O novo camião da Mercedes tem na segurança e eficiência as palavras-chave para o que se aproxima do camião do futuro.

Todos os dias somos confrontados com notícias que nos dão conta de que os veículos autónomos e, por consequência, os camiões, estão quase a chegar. Há até que admita que os camiões autónomos chegarão primeiro que os veículos de passageiros autónomos.

A Mercedes deu (mais) um passo nessa direção, embora os responsáveis não o queiram admitir e, na verdade, ainda se esteja um pouco distante do que se poderá designar de um camião autónomo.

“Auf wiedersehen” retrovisores
A primeira e grande inovação deste novo Actros chama-se “MirrorCam. De facto, a Mercedes parece querer dizer “auf wiedersehen” aos tradicionais espelhos retrovisores e substituí-los por este inovador sistema de câmaras digitais que, colocadas nas laterais do camião, são um ganho no campo de visão do condutor.

Este sistema de câmaras digitais exteriores, montadas de cada lado da estrutura do teto, completam-se com dois monitores de 15 polegadas, ou seja, 38,6 cm colocados no pilar A da cabine do camião. A MirrorCam oferece uma visibilidade geral consideravelmente melhorada, com um agradável efeito colateral: o motorista também tem uma boa visão num ângulo além dos pilares A, ampliando o campo de visão. E mais: usando configurações de espelho convencionais, é possível que o motorista viaje na estrada com espelhos mal ajustados, causando a chamada “área cega”. Nesta área, pedestres e ciclistas podem ser facilmente “invisíveis”, situação que a MirrorCam resolve completamente: antes de cada partida, a câmara ajusta-se automaticamente para uma visão ideal.

Múltiplas funções da MirrorCam dão suporte ao condutor: enquanto curva, a imagem no display do lado de dentro da curva gira junto com o semi-reboque, para fornecer uma visão ideal de todo o semi-reboque. As linhas de distância também ajudam o motorista a estimar melhor o tráfego e uma linha adicional ajustável separada também pode indicar o final do semi-reboque. Além disso, as manobras mais difíceis, tornam-se quase milimetricamente precisas, com a MirrorCam a apresentar uma visão de manobra especial para a marcha-atrás: a parte superior do display mostra a área próxima ao veículo e a parte inferior – com uma certa sobreposição – as áreas distantes.

Para melhor avaliação do trânsito que segue atrás ao entrar ou sair e na mudança de direção, o condutor é apoiado pela indicação de linhas de apoio e distância coloridas no respetivo monitor, assim que ativa a luz indicadora de direção e a velocidade estiver acima de 30 km/h. A indicação de avisos em grandes ângulos de flexão nas manobras dá apoio adicional.

Quando anoitece, o sistema muda para um tipo de modo de visão noturna, para evitar ofuscar o motorista e reduzir o brilho dos faróis de outros veículos da estrada. Durante o dia o sistema também impede que o motorista fique encandeado com a luz solar direta. E se o motorista resolver fazer uma pausa, poderá ativar o sistema por dois minutos com um interruptor na cama, sendo, assim, possível monitorizar o ambiente do veículo em todos os momentos nos displays, mesmo se as cortinas estiverem fechadas. O

De referir que o sistema MirrorCam é certificado de acordo com o regulamento R46 da ONU aplicável aos espelhos retrovisores, estimando a Mercedes que este sistema possa poupar até 1,3% de combustível.

Segurança com condução autónoma em vista
O novo Actros reforçou ainda mais a sua posição na segurança com o novo Active Drive Assist. Como estreia mundial num camião de produção, o sistema oferece condução parcialmente automatizada em todas as faixas de velocidade do veículo.

O Active Drive Assist ajuda ativamente o motorista em certas condições através de orientação longitudinal e lateral do caminhão e pode automaticamente travar e/ou acelerar o veículo, enquanto também se mantém dentro da faixa de rodagem. O sistema mostra todas as suas capacidades quando o motorista é confrontado com enorme tráfego ou em viagens longas e monótonas.

Isto, contudo, não quer dizer que o motorista está livre de todas as suas funções, continuando a ter total responsabilidade pela condução segura do veículo, devendo manter sempre o controlo total do veículo no trânsito.

O Active Drive Assist mantém o camião na faixa de rodagem através de movimentos da direção, auxiliado por uma câmara, com o sistema a guiar o veículo de acordo com as marcações nos dois lados da estrada. Segurança adicional: a orientação da “linha ativa” continua mesmo que o motorista tenha desativado o Active Drive Assist. Se o veículo ameaçar sair inadvertidamente da faixa de rodagem, a orientação da “linha ativa” irá intervir e direcionar automaticamente o veículo de volta à sua faixa.

Como alargamento do sistema de regulação de distância com função stop-and-go, o Active Drive Assist consegue manter como fixa a distância para o veículo que circula à frente, através de travagem e aceleração autónoma. Para isso, o sistema utiliza também, para além do Predictive Powertrain Control e do Predictive Powertrain Control interurbano, a tecnologia de radar e câmara mais desenvolvida do novo Active Brake Assist 5 e do sistema de regulação de distância. O Assistente de Faixa de Rodagem e a direção Servotwin eletricamente apoiada são responsáveis pela deslocação transversal ativa do camião na sua faixa.

Quando o Active Drive Assist está em operação, o motorista vê um ícone de volante azul na exibição central do cockpit de multimedia, junto com marcações de pista de cor azul. Ao aproximar-se demasiado de um veículo, recebe uma indicação e o Active Drive Assist diminui automaticamente a velocidade do novo Actros. Quando a distância até o veículo é novamente a adequada, o sistema acelera o novo Actros para a velocidade selecionada. A distância desejada para o veículo da frente pode ser ajustada para diferentes níveis.

Importante notar que todos os sistemas de suporte do novo Actros operam em estreita coordenação entre eles. Por exemplo, o Active Drive Assist usa a avançada tecnologia de radar e câmara do novo Active Brake Assist 5 na captura do tráfego e na deteção de marcações. De referir ainda que o Active Drive Assist opera sempre de acordo com as especificações do sistema inteligente de controlo de velocidade cruzeiro e controlo de transmissão, Predictive Powertrain Control, para movimentar o camião o mais economicamente possível.

Com o foco das inovações deste novo Actros a estarem concentradas em proporcionar viagens mais confortáveis ao motorista, a Mercedes não deixou de lado qualquer ponto relacionado com a segurança. Mais uma prova disso, é a inclusão do novo Active Brake Assist, cuja quinta geração apoia o condutor, na medida em que pode efetuar em determinadas circunstâncias uma travagem a fundo perante objetos imóveis e em movimento, assim como pode efetuar também em certas situações uma travagem parcial ou a fundo perante peões que se desloquem ou que fiquem parados, podendo assim mitigar as consequências ou evitar na totalidade um acidente.

A segurança do novo Mercedes Actros é ainda completada com o Assistente de Controlo de Estabilidade, Assistente de Faixa de Rodagem, Attention Assist e iluminação Follow-me-Home, Sistema de controlo de proximidade com função “stop and go”, Assistente de Mudança de Direção, Assistente de Sinais de Trânsito, travão de estacionamento eletrónico, Assistente de Controlo de Estabilidade do reboque, luzes de máximos/médios e luzes direcionais automáticas, luzes diurnas em LED, luzes traseiras em LED, faróis bixénon, luzes direcionais, faróis de nevoeiro, entre outros.

Confortavelmente Actros
Do exterior para o interior, o conforto e segurança são a chave deste novo Actros. O novo Actros redefine termos como liberdade de movimentos e ambiente, dando-lhes um significado muito próprio, sem perder a rotina do condutor de vista.

Moderno, ergonómico, prático, motivador e ainda potenciador da eficiência, o novo Actros está equipado com o novo Multimedia Cockpit interactive, uma ampliação do Multimedia Cockpit. O display central apresenta um tamanho de 31 cm (12″), permitindo a escolha entre dois designs de ecrã. Contém ainda o sistema de navegação, o Assistente de Sinais de Trânsito e o Remote Online para o comando de diferentes funções do veículo através do smartphone. Integrado encontra-se também o Remote Connect para o volume de armazenamento e o acesso à FleetBoard Store, que disponibiliza muitas aplicações que aumentam o conforto e a eficiência do Multi-Touch-Display (26 cm, 10″).

Já o novo volante multifunções com Touch Control Buttons aumenta o conforto de trabalho e de operação. Ao “deslizar” e ao “carregar” sobre os Touch Control Buttons é possível operar os mais variados sistemas e funções do veículo, assim como aceder a informações. O Touch Control Button do lado esquerdo destina-se a operar o display principal (painel de instrumentos), o Touch Control Button à direita para operar o Multi-Touch-Display secundário.

O volante em pele com um diâmetro de 450 mm aumenta o conforto e contribui para um ambiente individual confortável. O material natural pele equilibra rapidamente fortes diferenças de temperatura. A fivela bem como as teclas multifunções estão disponíveis em duas versões: preto nervurado e silver shadow cromado. Na zona dos raios a pele é perfurada.

Em termos de conforto ao volante, o condutor tem disponível um banco pneumático que pode ser ajustado individualmente e oferece, assim, as melhores condições ergonómicas e muito conforto, para o qual contribui também o aquecimento do banco integrado. O banco pneumático do condutor, está equipado com regulação pneumática da altura, regulação da inclinação e profundidade da almofada, assim como apoio de cabeça integrado e cinto automático de três pontos, regulável em altura.

Com o SoloStar Concept e as camas extremamente cómodas, o Actros leva para a estrada tudo o que é verdadeiramente essencial em termos de conforto para habitar e dormir no transporte de longa distância.

O conceito de cabina, disponível como opção para cabinas com 2.500 mm de largura, proporciona um repouso confortável, maior liberdade de movimentos e máxima funcionalidade.

O elemento central é a cómoda poltrona junto à parede traseira da cabina, onde se pode esticar as pernas. Para serviços a dois, a poltrona dispõe de um apoio de cabeça e de um cinto de segurança automático de 3 pontos integrado. Trocar de roupa na cabina também não é problema – tal como comer, graças à mesa rebatível com gaveta para talheres. O colchão de conforto de espuma fria com sete zonas garante um sono repousante.

Para finalizar, a indicação de que o novo Mercedes Actros já está disponível para encomenda, prevendo-se a chegada das primeiras unidades no final do primeiro semestre de 2019.

“Tornar tudo mais seguro”

Durante a apresentação do novo Mercedes Actros, Horts Junghans, Chief Engineer para o novo Mercedes Actros, foi claro na mensagem a passar. “Cumprimos o que prometemos”, salientou o responsável da marca alemã, referindo que “as inovações apresentadas neste novo modelo trazem grandes diferenças não só para os condutores, mas também para quem anda na estrada de forma geral”.

Por isso mesmo, o foco da Mercedes não teve tanto no exterior do Actros, mas sim no interior e nas inovações tecnológicas apresentadas. Junghans admitiu que a profissão de motorista de camião é “stressante e muito exigente e cabe aos fabricantes facilitar a vida a estes profissionais”, adiantando que “quisemos melhorar a usabilidade de todo o cockpit e tornar o controlo tão fácil como num telemóvel”, referiu.

No campo das inovações apresentadas, Junghans destacou que todos estes sistemas têm um propósito: “tornar tudo mais seguro”.

Quando questionado se no futuro os fabricantes se irão concentrar mais nas questões de software do que de hardware, ou seja, no exterior/carroçaria do camião, o responsável da marca alemã admitiu que “o software tem de ser mais adaptável e as respostas têm de ser mais rápidas e em constante atualização. Os consumidores, ou seja, motoristas querem, cada vez mais, novas soluções e ‘features’ que possam facilitar a sua vida enquanto condutores de camiões. Nós na Mercedes estamos e continuaremos a estar preocupados nessas evoluções, de modo a melhorar não só o dia-a-dia dos condutores, mas, também, a segurança na estrada”, concluindo que “o que estamos a mostrar, neste momento, são inovações que apresentámos para o FutureTruck 2025”.

*O jornalista viajou a convite da Mercedes