Opinião

Embalagens plásticas reutilizáveis: uma solução sustentável na logística do futuro

Embalagens plásticas reutilizáveis: uma solução sustentável na logística do futuro

Por ocasião da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, queremos alargar a informação sobre um dos nossos pilares fundamentais: sustentabilidade e promoção da economia circular como formas de gestão de resíduos plásticos.

Embora ainda resta muito a ser feito, felizmente hoje em dia, tanto a sociedade em geral como o setor de negócios em particular sentem, pensam e agem cada vez mais para uma maior consciencialização ambiental.

Para isso, desenvolvem ações que aumentam a sustentabilidade, apostam numa cultura de reciclagem mais responsável, com base na qualidade e implementam estratégias, como a economia circular, que favorecem e prolongam a vida útil dos objetos. Dessa forma, obtêm três benefícios: concede-lhes usos sem fim, reutiliza-os e contribui para a redução de resíduos e seu efeito contaminante.

Além disso, levando em conta a importância vital que esse tipo de prática tem para o meio ambiente, a indústria de plásticos tem sido, sem dúvida, um dos setores mais comprometidos nessa área e, portanto, tem contribuído mais para melhorar a eficiência dos recursos, adotando um papel ativo em termos de sustentabilidade. Mas como alcançar esse objetivo prioritário?

Prevenção de resíduos, gestão de recursos sustentáveis
Um dos maiores problemas ecológicos, que mais polui e prejudica o meio ambiente, nada tem a ver com o próprio material plástico, mas com a gestão correta dos resíduos gerados pelos produtos de plástico quando a vida útil deles terminar. A indústria de embalagens tem a oportunidade de descartar esse lixo convertendo-o em matérias-primas adequadas para o fabrico de novas embalagens.

Dessa forma, pode-se tirar proveito do grande valor agregado e das inúmeras vantagens e soluções oferecidas pelos recipientes de plástico, prolongando o seu ciclo de vida através de uma cadeia de reciclagem fechada que garante zero desperdício.

Alternativas sustentáveis e ecológicas
Quando se trata de contribuir para a redução do impacto ambiental, é importante oferecer alternativas sustentáveis, como já indicamos, na reciclagem de plásticos polivalentes que conseguem converter produtos e embalagens de plástico em elementos 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

Transformando essa filosofia de proteção ecológica e ambiental em seu valor mais alto, a Nortpalet, uma empresa especializada na fabricação de paletes e outros elementos plásticos, investiu todos os seus esforços na promoção de soluções baseadas na produção de equipamentos reutilizáveis que contribuem para uma economia circular. Mas o que isso significa e quais benefícios que proporciona?

A chave para a sustentabilidade ambiental na Nortpalet
É claro que os plásticos reutilizáveis, criados com uma visão fundamentalmente sustentável, são parte integrante de muitas cadeias de suprimentos nos elementos de transporte reutilizáveis ou ERTs (paletes, contentores, caixas ou outros). Da mesma forma que acontece na Nortpalet, uma vez que o compromisso ambiental que adquirimos ao fabricar nossos produtos é uma condição sine qua non para toda a equipa, como é alcançado? Qual é a chave da nossa política de sustentabilidade? Sem dúvida, um de nossos princípios fundamentais baseia-se na transformação de resíduos em recursos valiosos, e fazemo-lo, concentrando-nos nas seguintes ações:

  • Fabricar os nossos produtos com materiais de plástico reciclado. Nesse ponto, o importante é encontrar o material que ofereça o desempenho mecânico e económico mais eficiente. Portanto, dependendo desses requisitos, pode escolher entre diferentes materiais e / ou qualidades. A Nortpalet possui um departamento de compras e qualidade. Ambos são responsáveis por garantir o cumprimento dos padrões estabelecidos pela empresa, obtendo um produto sustentável, mas mantendo sua procura de desempenho e qualidade no mercado.
  • Usar o material de produtos plásticos que estão no final de sua vida útil ou de origem pós-industrial para produzir novos produtos. Dessa forma, o número de resíduos é substancialmente reduzido com a obtenção de um novo produto.
  • Transformar o plástico dos resíduos pós-consumo (recipiente amarelo) num novo recurso para a criação de paletes de plástico. Dessa forma, geramos uma cadeia de reciclagem sustentável, alcançando um ciclo de vida extenso e zero desperdício.
  • Basear os nossos produtos nos sistemas de Ecodesign e Economia Circular. Isso significa que projetamos produtos a serem desconstruídos no final do seu ciclo de vida. O objetivo é transformar resíduos em recursos valiosos. Para cumprir esse princípio, desenvolvemos um processo chamado Move Green, através do qual conseguimos reduzir o desperdício, reutilizá-lo e, finalmente, reciclá-lo.
  • Compra dos nossos próprios produtos. De acordo com o ponto anterior, na Nortpalet, desenvolvemos um programa de recuperação para as nossas paletes quando elas chegarem ao fim da sua vida útil. É chamado de Programa de Recompra, e tem por objetivo recuperar as paletes, assim que a sua vida útil terminar, triturando-as e tratando-as adequadamente para serem reintroduzidas na cadeia como matéria-prima para a obtenção de um novo produto. Dessa forma, os nossos clientes recuperam parte do investimento inicial e geram ZERO RESIDUES. O objetivo deste sistema é acompanhar o produto em todas as suas etapas, desde a produção, reparo e reciclagem e, em seguida, através da recompra, converter os resíduos num novo recurso por meio de um ciclo fechado e infinito.

Plásticos reutilizáveis: vantagem competitiva na área de logística
As paletes e outros recipientes de plástico de vários usos são, sem dúvida, soluções sustentáveis que, além de responder a inúmeras necessidades logísticas comerciais comuns, como, por exemplo, no transporte de mercadorias, às vezes também ajudam a cobrir outros serviços essenciais, altamente especializados na cadeia de abastecimento.

Nesse sentido, a Nortpalet, desenvolve todos os tipos de soluções reutilizáveis sob medida, sempre fabricadas com materiais reciclados e virgens, dependendo do setor ou aplicação a dar e transformar essas soluções, por sua vez, numa importante vantagem competitiva.

Conclusão
A preservação do meio ambiente e a redução do impacto do plástico passam por uma consciencialização de toda a sociedade e um trabalho conjunto de consumidores, empresas e instituições. Mas certas indústrias, como fabricantes de embalagens plásticas, podem desempenhar um papel fundamental na transformação de resíduos em recursos. Por isso, o maior uso de paletes e embalagens plásticas reutilizáveis permitirá não apenas apostar numa reciclagem mais sensata e comprometida, mas, além disso, oferecerá uma solução competitiva, que será fundamental no futuro da logística e também na cadeia de abastecimento por muitos anos.