Logística & Transportes Hoje

Entrevista ao presidente da APLOG na Logística&Transportes Hoje

As novas fronteiras são o mote do próxima Congresso da Associação Portuguesa de Logística. Na véspera da 22.ª edição do evento, a revista LOGÍSTICA&TRANSPORTES HOJE esteve à conversa com o presidente da associação, Raúl Magalhães, que nos explicou os novos desafios que o setor enfrenta, mas, também, as oportunidades que surgem com a digitalização, inteligência artificial, automação, robótica, sustentabilidade, entre outros.

A transformação digital dos mais variados setores de atividade é uma realidade inquestionável. A Logística e os Transportes não foge, naturalmente, à regra, embora em Portugal, os avanços sejam (ainda) escassos. Na próxima edição da LOGÍSTICA&TRANSPORTES HOJE, nas bancas esta semana, falámos com alguns players da área que salientam que, “quem melhor usufruir desse importante ativo, melhor se posicionará para enfrentar os desafios do futuro”.

A visão de vários especialistas internacionais sobre o futuro do retalho e da logística em áreas como a Inteligência Artificial ou a robótica passou por Lisboa, onde no Deliver 2019 se debateu recentemente o estado-da-arte do e-commerce europeu e da comunidade logística no velho continente. Os últimos desenvolvimentos em IA e a sua aplicação à supply chain, as tendências em automação de armazéns, as novas vias de implementação de soluções de transporte inteligente e o novo retalho e lojas sem caixas de pagamento foram as quatro grandes temáticas em análise nas sessões plenárias do evento.

Finalizada que está a Empack and Transport & Logistics Porto 2019, entrevistámos a responsável do evento. Com o balanço do evento deste ano a ser positivo, Raquel Carboneras levanta um pouco do véu do que poderá esperar em 2020.

As empresas dedicadas à área de negócio das embalagens, etiquetagem e codificação estão a apostar estrategicamente na inevitável sustentabilidade, com soluções cada vez mais inovadoras ao nível de equipamentos e tecnologias de informação. As virtudes da economia circular e o potencial do e-commerce são outras apostas, numa área de negócio que as euro-paletes continuam a dominar, mas onde o aluguer tende a crescer.

Num mercado em constante evolução – Portas & Automatismos -, modernizar de uma forma inovadora e sustentável é a chave para reduzir custos económicos e energéticos, aumentando a competitividade.

Para conhecer a última novidade da STILL, a LOGÍSTICA&TRANSPORTES HOJE viajou até ao norte da Alemanha, mais concretamente, até à sede da companhia em Hamburgo. Foi de forma eletrizante que a STILL apresentou o seu mais recente empilhador: RX 60.

Aproveitámos a oportunidade para entrevistar o CSO; Thomas A. Fischer, da STILL que nos confidenciou que “a diferenciação far-se-á cada vez mais pelo software” e que “vai demorar ainda algum tempo até vermos soluções completa e totalmente autónomas”.

Apesar de ser alemã, a mais recente novidade da Volkswagen foi apresentada em Amesterdão. Com uma história que se confunde com a da própria indústria automóvel, a nova Volkswagen Transporter é um verdadeiro caso de estudo.

As opiniões, essas pertencem a Filipe Forte (Michael Page) e Bruno Curto Marques (EY).

Boas leituras, vai ver que valerá a pena.