- Logistica e Transportes Hoje - https://www.logisticaetransporteshoje.com -

Portugueses preocupados com a forma como os seus dados são usados

70% dos portugueses temem a forma como os seus dados são usados pelas empresas. A conclusão é do mais recente estudo do Observador Cetelem e surge na altura em que todas as empresas europeias se preparam para a entrada em vigor do novo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados [1], no próximo mês de maio.

Os consumidores portugueses são dos mais preocupados em relação à forma como os seus dados são utilizados, mas os polacos (77%), búlgaros (74%) e franceses (71%) apresentam valores superiores aos nacionais. De acordo com o Observador Cetelem, “a proteção dos dados é um assunto premente e que tem merecido crescente debate, também resultado da nova legislação que entra em vigor no final do mês. Naturalmente, os consumidores europeus, e em particular os portugueses, mostram-se atentos e preocupados. Cabe às várias entidades e marcas terem uma atuação responsável e transparente, de forma a serem merecedoras da confiança dos consumidores.”

O estudo revela também que outra das preocupações dos consumidores europeus [2] em relação às compras, sobretudo online, é o roubo de identidade. Nesta matéria, os portugueses são os mais preocupados (73%), seguindo-se os búlgaros (78%) e os polacos (77%).

No que diz respeito às compras, os portugueses estão também preocupados com o facto de as lojas estarem cada vez mais padronizadas, uma tendência que acreditam dever-se à diminuição do número de lojas de locais. Para além disso, a menor escolha ao dispor dos consumidores é referida por 72% dos portugueses como uma preocupação, assim como um futuro com menos pessoas no atendimento nas lojas (70%).