Quantcast
Supply Chain 4.0

Schneider Electric e Wärtsilä lançam solução sustentável para exploração de lítio

A Schneider Electric e a Wärtsilä estabeleceram uma parceria para criar uma solução de energia sustentável para alimentar as minas de lítio.

A Schneider Electric, empresa de transformação digital da gestão e automação da energia, e a Wärtsilä, empresa de tecnologias inteligentes e soluções completas de ciclo de vida para os mercados marítimo e energético, estabeleceram uma parceria para criar uma solução de energia sustentável e ininterrupta para alimentar as minas de lítio mais remotas do mundo.

Em comunicado, a Schneider explica que a solução, desenvolvida ao longo de 20 anos de colaboração em mais de 200 projetos, otimiza o fornecimento e utilização eficientes de energia. “Para isso, unifica e tira partido de microgrids, geração de energia térmica, armazenamento de energia e outras fontes de energia renovável para proporcionar uma solução de energia altamente rentável e com uma pegada ambiental mínima para a indústria mineira”, acrescenta.

Com base em projetos-piloto, foi possível:

  • Uma redução média global de 27% do CAPEX (Investimento em bens de capital);
  • Uma redução das emissões de CO2 de até 20%, ou 18.500 toneladas por ano por mina;
  • Uma redução dos custos de energia na ordem dos 40%, ao mudar da energia local fora da rede e gerada a diesel para a solução das empresas

Comentários da Schneider Electric e da Wärtsilä

“Os benefícios desta solução conjunta vão muito além da exploração de lítio,” afirmou Vivek Kapoor, Vice President & Regional Segment Leader do segmento de Mining, Minerals and Metals da Schneider Electric.

“Para criar um futuro com zero emissões líquidas, os veículos elétricos e o armazenamento de energia renovável devem tornar-se mais baratos e acessíveis. Esta solução permitirá que os operadores mineiros reduzam o impacto ambiental das suas instalações, bem como o custo de produção. Assim, tem o potencial de impulsionar a próxima geração de tecnologia e, em última análise, servir de alicerce a uma sociedade com zero emissões líquidas”, explicou.

Já Jean Nabb, Director de Strategic Partnership da Wärtsilä Energy, comentou que “a crescente procura global de lítio, necessário para aplicações de armazenamento em baterias, está a pressionar as operações de exploração mineira para que sejam tão eficientes e rentáveis quanto possível,”.

“O fornecimento de energia é um elemento fundamental da resiliência e fiabilidade. Juntamente com a Schneider Electric, concebemos uma solução que tira partido das competências e experiência das nossas duas empresas, e que não apenas garantirá um fornecimento de energia fiável, como também benefícios económicos e ambientais – pois dotará de maior eficiência as operações de exploração mineira”, acrescentou.

A Schneider Electric e a Wärtsilä assinaram o acordo-quadro de cooperação para o desenvolvimento de soluções de energia para exploração mineira em março de 2020. As partes têm como objetivo otimizar os benefícios dos clientes em projetos de exploração mineira, oferecendo soluções baseadas em tecnologias que se complementam mutuamente. O white paper comercial foi publicado em março de 2021.