comércio

40% do comércio global unido por acordo assinado esta semana

40% do comércio global unido por acordo assinado esta semana

Foi assinado esta semana o TPP – Trans-Pacific Partnership, acordo que une 40% da economia mundial em torno de questões de comércio global e o maior acordo regional alguma vez assinado, com um total de 12 países membros envolvidos.

O documento é resultado de cerca de oito anos de negociações entre os Estados Unidos da América, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, México, Peru, Chile, Japão, Vietname, Malásia, Singapura e Brunei e pretende “estreitar” as relações dos EUA com as economias orientais.

De acordo com o Expresso, o acordo inclui medidas como a redução de tarifas alfandegárias e a eliminação de tantas outras barreiras ao comércio internacional entre os países envolvidos. “Além disso, o acordo prevê regras uniformes na propriedade intelectual das empresas, a abertura da internet até no regime comunista do Vietname, um ataque ao tráfico de animais selvagens e a abusos ambientais”, indica o jornal.

Para além de dizer respeito a cerca de 40% do PIB global das economias envolvidas, o acordo tem influência em aspetos geopolíticos relevantes, nomeadamente na política interna dos mercados envolvidos.