Quantcast
Operadores Logísticos

50 anos da criação de conceito de caixa móvel são comemorados pela Dachser

O contentor de carga padrão para logística de grupagem terrestre comemora o seu 50º aniversário este ano, revela a Dachser.

O contentor de carga padrão para logística de grupagem terrestre comemora o seu 50º aniversário este ano, revela a Dachser. Em comunicado, a empresa de logística e transporte de mercadorias recorda que o conceito de caixa móvel (swap body) foi inventado no final dos anos 60, por Thomas Simon, genro do fundador da empresa Thomas Dachser e, mais tarde, membro do conselho de administração da Dachser. A inspiração veio dos contentores marítimos.

“As dimensões regulamentadas e padronizadas são, atualmente, uma marca registada dos contentores de transporte e vieram melhorar bastante a flexibilidade e a eficiência das operações logísticas”, considera a Dachser.

Após o lançamento do contentor, em apenas três anos, a empresa converteu toda a sua frota para adotar o novo contentor de transporte. Em 1972, a multinacional detinha 350 caixas móveis na sua frota. Já em 2020, a empresa contabilizava um total de 8.000.

“As melhores inovações são aquelas que têm sucesso em toda a indústria – e é isso que está na base desta história de sucesso”, comenta Andreas Froschmayer, Corporate Director Corporate Strategy & Public Relations da Dachser. “As inovações foram, sempre, a chave para o sucesso a longo prazo, uma vez que ajudam a melhorar a qualidade do processo, a reduzir custos e a superar novos desafios de mercado e dos próprios clientes”, acrescenta.

Atualmente, a Dachser está a converter toda a frota de semirreboques da divisão de negócios European Logistics, para os chamados mega reboques, que oferecem mais espaço interior. O objetivo é claro: “Queremos ser o primeiro grande fornecedor de grupagem na Europa a utilizar os mega reboques em substituição dos semirreboques convencionais”, afirma Alexander Tonn, COO Road Logistics da Dachser.