Internacionalização

AEP levou empresas nacionais até 31 países em 2018

AEP levou empresas nacionais até 31 países em 2018

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) realizou, ao longo de 2018, um total de 41 ações de internacionalização, entre participações em feiras e missões empresariais, em 31 mercados internacionais. De acordo com a associação, foram envolvidas nestas ações mais de 200 empresas portuguesas de diversos setores.

A AEP organizou ainda ao lingo do ano 7 ações de mentoria e 34 seminários e workshops para ajudar as empresas através da partilha de informação económica detalhada e dar a conhecer melhor as potencialidades e especificidades de mercados além-fronteiras.

“Em 2018, os setores que mais participaram em ações de internacionalização desenvolvidas pela AEP foram os Materiais de Construção, Agroalimentar e Casa & Decoração. A República Dominicana, Namíbia, Geórgia, Arménia, Bulgária e Paraguai foram os mercados que a AEP abordou pela primeira vez este ano”, acrescenta ainda a Associação Empresarial de Portugal.

O calendário de missões empresariais e de internacionalização da AEP pata 2019/2020 tem já 69 ações previstas, em 52 mercados.

“O ano passado, através de questionários enviados às empresas presentes em feiras, a AEP concluiu que a maioria (91%) efetuou mais de seis contactos. Já no que diz respeito às intenções de negócios, 43% dizem ter recebido mais de seis, 28% entre quatro e seis e as restantes menos de três. Na prática, 19% das empresas respondeu que no decurso das feiras concretizou entre um a três negócios, 3% quatro a seis e 4% mais de seis”, revela.

“O mesmo inquérito também avaliou a participação das empresas em missões empresariais, tendo revelado, em relação ao número de contactos efetuados, que a maioria das empresas (72%) realizou mais de seis contactos. 51% diz ter recebido entre uma a três intenções de negócios, 25% quatro a seis e 16% mais de seis”, conclui.