Indústria

Bosch já ganha 1,5 mil M€ com aplicações de Indústria 4.0.

Bosch já ganha 1,5 mil M€ com aplicações de Indústria 4.0.

Com a Indústria 4.0. a integrar as fábricas, a Bosch revela que nos últimos quatro anos já arrecadou “mais de 1,5 mil milhões de euros com aplicações de Indústria 4.0.”. Numa nota enviada às redações, a companhia revela que em 2022 pretende “gerar vendas anuais de mais de mil milhões de euros neste domínio.”

Recentemente, a empresa apresentou a ‘fábrica do futuro’ na Hannover Messe: veículos de transporte autónomos entregam componentes em espaços de trabalho digitais, soluções robóticas dão suporte aos colaboradores na produção e as inspeções de qualidade são realizadas com recurso a inteligência artificial (AI). “Graças à 5G, a comunicação entre máquinas e sistemas funciona sem problemas e quase em tempo real”, explica a Bosch.

Em comunicado, a companhia acrescenta que estes resultados se devem ao facto de ter reconhecido “o potencial da Indústria 4.0 desde o início”. “A começou a conectar a produção e logística em 2012. Esta estratégia melhorou a competitividade neste domínio e o setor de tecnologia industrial da Bosch apresenta um crescimento consistente: de acordo com dados preliminares, no ano passado cresceu 8,9%. Considerando as taxas de câmbio, o crescimento foi de 11%. As vendas subiram para 7,4 mil milhões de euros”, acrescenta.

Rolf Najork, membro do conselho de administração da Bosch que supervisiona esta área de negócio, diz ainda que “o setor 4.0 compensa. As soluções digitais e conectadas estão a transformar as fábricas em espaços mais eficientes, mais flexíveis e mais produtivos.”