Sustentabilidade

Brambles consegue poupança de 2 milhões de toneladas de CO2 em 2019

CHEP e Coca Cola Portugal querem juntar fabricantes e retalhistas em prol da sustentabilidade

A Brambles, empresa especializada em soluções para a cadeia de abastecimento que detém empresas como a CHEP, revelou esta terça-feira (1 de outubro) os resultados do seu Relatório de Sustentabilidade para o ano fiscal de 2019, anunciando poupanças de 2 milhões de toneladas de CO2, de 1,7 milhões de metros cúbicos de madeira, de 2595 megalitros de água, 1,3 milhões de toneladas métricas de resíduos sólidos e de 1,7 milhões de árvores.

Brambles consegue poupança de 2 milhões de toneladas de CO2 em 2019

“Estas poupanças foram conseguidas através da simples substituição de embalagens de utilização única ou embalagens sem retorno por alternativas reutilizáveis que são continuamente partilhadas, reparadas e reutilizadas ao longo da cadeia de abastecimento.  Em 2015, a Brambles comunicou os seus compromissos de sustentabilidade para 2020 e as questões abordadas pelo programa, como silvicultura sustentável e eliminação de resíduos das cadeias de abastecimento, são agora mais importantes do que nunca para as respetivas partes interessadas. À medida que a empresa entra no ano final para o período dos objetivos para 2020, aproxima-se cada vez mais de conseguir um fornecimento de materiais 100% sustentáveis para madeira, atingindo os 99,7% (no ano fiscal de 2018, o valor era de 99,4%). Além disso, 60% da eletricidade que alimenta os centros de serviços da Brambles tem origem em fontes de energias renováveis certificadas, representando um aumento de 34 pontos percentuais no ano fiscal de 2018, o que torna as suas soluções já com baixas emissões de CO2 ainda mais sustentáveis”, revela a empresa numa nota enviada às redações.

No ano fiscal de 2018, as soluções de transporte colaborativo oferecidas pela CHEP, em colaboração com o seu braço digital, a BXB Digital, ajudaram mais de 246 clientes a alcançarem poupanças de 69,6 milhões de quilómetros e 84,600 toneladas de CO2, revela ainda a companhia.

Juan José Freijo, Head of Global Sustainability da Brambles, afirma que “estamos extremamente orgulhosos por sermos reconhecidos como um líder mundial em sustentabilidade. O nosso modelo de negócios circular ajuda a eliminar o desperdício e a reduzir a procura por recursos naturais ao longo da cadeia de abastecimento. Continuaremos a esforçar-nos no sentido de termos um impacto positivo nos nossos clientes e nas comunidades que servimos”.