Carga contentorizada no Porto de Sines cresceu 44%

O Porto de Sines registou um crescimento de 43,6% de toneladas movimentadas na carga contentorizada no 1º semestre de 2007, em relação ao período homólogo de 2006.

O Porto de Sines registou um crescimento de 43,6% de toneladas movimentadas na carga contentorizada no 1º semestre de 2007, em relação ao período homólogo de 2006. O número de TEUs (unidade de medição correspondente a contentores de 20 pés) verificou um aumento de 33,3%. A recuperação registada no 2º trimestre deste ano permitiu que se atingissem valores próximos dos registados no ano anterior, sublinhando-se o continuado crescimento da carga contentorizada que, nos meses de Abril, Maio e Junho, cresceu 61%.

No 1º semestre de 2007 registou-se igualmente um aumento do número de navios em operação comercial (cerca de mais 1%), tendo o GT total associado crescido 9,5%. Contudo, o movimento de mercadorias não conseguiu, ainda, fazer face à forte queda na importação de carvão (- 27,7%), atingindo os 12,7 milhões de toneladas. Este valor traduz uma redução de 5,2% da tonelagem, face ao 1º semestre de 2006.

Esta menor importação de carvão resultou das paragens técnicas programadas nas centrais termoeléctricas de Sines e do Pego, para a colocação em exploração de equipamentos que garantam a redução de emissões de SOx e NOx para os limites legalmente impostos.