Supply Chain

Carrefour investe em inteligência artificial para otimizar cadeia de abastecimento

Carrefour investe em inteligência artificial para otimizar cadeia de abastecimento

A Carrefour implementou recentemente um sistema baseado em inteligência artificial para otimizar a sua gestão de inventário e reduzir o volume de desperdício na sua cadeia de abastecimento.

Num comunicado oficial publicado no seu site, a Carrefour revela que esta aposta faz parte de um investimento anual previsto em 2000 milhões de euros, incluído no plano ‘Carrefour 2022’ , e queserá aplicado, sobretudo, em projetos informáticos e tecnológicos para digitalizar as operações da insígnia.

A tecnologia agora implementada pela Carrefour chama-se Viva e foi desenvolvida pela SAS, permitindo guardar e processar dados de todas as lojas, armazéns e lojas online da insígnia para melhora as previsões de procura e otimizar os pedidos aos fornecedores.

De acordo com a Carrefour, “uma gestão mais inteligente da cadeia de abastecimento reduzirá, em última instância, as ruturas de stock e o excesso nas lojas e armazéns”.

“Ao libertar tempo às equipas, a inteligência artificial permitirá que nos foquemos no desenvolvimento de estratégias diferenciadas e em satisfazer melhor as expetativas dos clientes”, conclui a Carrefour.