Cooprofar melhora processo de distribuição de medicamentos

A Cooprofar e a TMN estabeleceram uma parceria para melhorar a distribuição de medicamentos nas farmácias.

A Cooprofar (Cooperativa dos Proprietários de Farmácia) e a TMN estabeleceram uma parceria para melhorar a distribuição de medicamentos nas farmácias. Através de uma VPN (virtual private networking), está prevista a ligação de 100 utilizadores internos com 800 farmácias. Ao mesmo tempo, é desenvolvido o sistema de Coopair, que permite reduzir custos e tarefas administrativas da Cooprofar.

O serviço de voz e de dados da operadora está a ser aplicado em dois projectos que estão a ser desenvolvidos na cooperativa.

O Coopair permite diminuir os custos de comunicação, reduzir todas as tarefas administrativas e aumentar os níveis de eficiência e produtividade. Esta instalação permite ainda dotar a área de distribuição com mecanismos electrónicos onde se registam com exactidão as actividades de entrega nos clientes, devoluções e outros valores.

O sistema permite que online e na rua sejam registadas as entregas à medida que existe evolução na rota. A comunicação do registo é efectuada imediatamente na base de dados através da Internet (GPRS e 3G).

No âmbito da optimização do processo logístico de distribuição de medicamentos, a Cooprofar definiu, numa primeira fase um conjunto de requisitos fundamentais para o sucesso do sistema: rapidez, simplicidade, autocontrolo, intuitividade e adaptabilidade a diferentes dispositivos móveis (multiplataforma).