Quantcast
Supply Chain

Dachser investe 13 milhões de euros para construção de filial em Lisboa

Dachser Lisboa

A Dachser anunciou esta segunda-feira, dia 28 de junho, estar a dar passos para a criação de um novo centro de transporte e distribuição junto à capital portuguesa.

Segundo o comunicado, este investimento, que contempla 13 milhões de euros, tem como base o crescimento do volume de negócios crescente nesta zona do país, surgindo esta nova filial como foram de responder de forma mais eficientes às necessidades dos seus clientes.

“Concebidas de raiz, as novas instalações representam um investimento de 13 milhões de euros e irão adotar um modelo uniformizado, a nível operacional e de capacidade, de acordo com os padrões de construção e organização dos mais modernos centros da Dachser na Europa”, afirma-se em comunicado.

“A empresa prevê que este novo centro fique operacional no início de 2022, altura em que receberá os 150 colaboradores que trabalham, atualmente, na plataforma Dachser de Alverca do Ribatejo. De referir que este será o segundo centro construído de raiz pela Dachser em Portugal – a empresa ergueu, em 2011, a plataforma de Condeixa-a-Nova, em Coimbra – e permitirá, assim, fortalecer a presença da multinacional em território nacional, onde conta, atualmente, com sete agências de transporte e distribuição, localizadas estrategicamente de norte a sul do país”, explica-se ainda.

As novas instalações, com uma área total de 59.200 metros quadrados, mais do dobro das atuais, ficarão localizadas numa zona estratégica – em Castanheira do Ribatejo (Vila Franca de Xira) –, permitindo, desta forma, uma ligação mais direta à extensa rede de transporte terrestre europeia da Dachser.

“Relativamente à digitalização, por exemplo, o acesso dos camiões para cargas e descargas será totalmente automatizado e irá funcionar com base no reconhecimento de matrículas”, comenta o responsável da filial da Dachser em Lisboa.

A nova infraestrutura irá responder aos critérios de sustentabilidade definidos pela empresa, destacando-se a inclusão de painéis solares e uma instalação aerotérmica para proporcionar água quente ou, ainda, a instalação de um sistema de iluminação e ar condicionado de baixo consumo e controlo inteligente para alcançar uma maior eficiência energética nessas instalações.

A criação da nova filial encontra-se contemplada no plano de investimento que a Dachser tem para Portugal, estando igualmente prevista para 2022 a abertura de um novo centro em Faro.