Logística

Dachser já faz entregas com bicicletas elétricas em Colónia

Dachser já faz entregas com bicicletas elétricas em Colónia

A Dachser Colónia, na Alemanha, já utiliza bicicletas elétricas para fazer entregas no centro da cidade. De acordo com a empresa de logística, a medida vem “melhorar a qualidade do ar, diminuir o tráfego e responder aos desafios que o setor da logística vem atravessando.”

Estes veículos contam com um depósito com dois metros de altura que pode transportar cargas até 250 quilos.

Alexander Haak, general manager da Dachser Colónia, sublinha que “a nossa experiência, até ao momento, tem sido extremamente positiva, bem como o feedback que temos recebido dos nossos clientes. A longo prazo, esperamos colocar em circulação mais bicicletas e passar a usar camiões elétricos para levar a mercadoria até ao micro-hub – armazém próximo do centro da cidade onde são carregadas as bicicletas. Desta forma, conseguiremos um mix efetivo para todo o tipo de entregas, com uma visão mais amiga do ambiente”.

Já Andrea Blome, vereadora da Mobilidade e das Infraestruturas de Tráfego de Colónia, afirma que “vermos uma multinacional como a Dachser a adotar estas iniciativas – e a definir um exemplo positivo em Colónia – mostra-nos que o mercado está disponível para se adaptar, nomeadamente às entregas ‘menos convencionais’, realizadas em bicicletas”.

No âmbito deste projeto, a Dachser escolheu a fabricante de bicicletas veloCarrier, tendo já implementado este sistema de bicicletas de carga nas ruas de Friburgo, Estugarda e Tubinga, na Alemanha, para realizar as entregas de ‘última milha’.