Quantcast
Operadores Logísticos

Dachser mantém volume de negócios inalterado em 2020

Dachser expande instalações com novo centro logístico na Alemanha

A Dachser, um dos maiores grupos privados do mundo na área da logística e transporte de mercadorias, afirma ter fechado 2020 com balanço positivo. “O volume de vendas da empresa manteve-se quase inalterado, face ao ano anterior, isto apesar de todos os constrangimentos causados pela pandemia de Covid-19, que fizeram de 2020 um ano extremamente atípico”, informa a empresa, em comunicado.

O volume consolidado de vendas líquidas da multinacional de logística ascendeu a 5,61 mil milhões de euros, durante o último exercício fiscal, o que reflete um decréscimo de 0,9% face ao ano anterior.

 

“Cumprimos a promessa de ser uma âncora de estabilidade durante a crise do coronavírus”, afirma o CEO da Dachser, Burkhard Eling.

Queda global no número de envios e carga transportada

Em contraste com o declínio de 2,2% no volume de vendas da divisão Road Logistics, a divisão Air & Sea Logistics registou um aumento de 5,2% na faturação. Agrupando todas as unidades de negócio da empresa, o número de envios caiu 2,5% relativamente a 2019, para os 78,6 milhões, enquanto a carga transportada caiu 2,9%, para 39,8 milhões de toneladas.

Evolução das diferentes divisões

  • Receita líquida consolidada da divisão Road Logistics caiu 2,2% para aproximadamente 4,5 mil milhões de euros.
  • A unidade de negócio European Logistics registou uma quebra de 3,2% na faturação, para os 3,52 mil milhões de euros
  • A Food Logistics viu as receitas aumentarem para os 982 milhões de euros, um aumento de 1,9% face ao ano anterior
  • A Dachser Food Logistics aumentou a tonelagem transportada em 1,6%.
  • A divisão Air & Sea Logistics da Dachser aumentou a sua receita em 5,2%, para um total de 1,2 mil milhões de euros.

Próximos investimentos

 

“No ano passado, investimos 142,6 milhões de euros na nossa rede de logística global. Este ano, temos previsto um investimento de cerca de 190 milhões de euros para criar capacidade logística adicional e avançar com a digitalização de processos e modelos de negócio”, avança o CEO da multinacional de logística e transporte, Burkhard Eling. A recém-criada unidade executiva de IT & Development, comandada pelo Chief Development Officer (CDO) Stefan Hohm, assumirá uma posição de destaque neste investimento.

“O nosso objetivo é preservar os pontos fortes da empresa e, ao mesmo tempo, aumentar a sua agilidade. Por outras palavras, estamos a acelerar a integração das nossas redes e a introdução de tecnologias digitais para uso em áreas como machine learning ou a localização de swap body. Intensificaremos, também, os nossos esforços de sustentabilidade e proteção climática”, antecipa o responsável.

 

“Nos próximos dois anos, pretendemos começar a expandir as nossas áreas de entregas livres de emissões a, pelo menos, 11 cidades europeias, enquanto implementamos a distribuição com recurso a mais veículos elétricos e bicicletas de carga elétricas. Além disso, e enquanto membro da Associação Alemã de Células de Hidrogénio e Combustível, estamos a apoiar ativamente a pesquisa e o teste nesta área “, conclui o CEO da Dachser.