Quantcast
Operadores logísticos

Dachser aposta em novo armazém automatizado na Alemanha

A Dachser anunciou esta semana que está a operacionalizar a criação de novas instalações de logística em Memmingen, na Alemanha, pretendendo construir um novo sistema de armazéns em altura para alimentos não refrigerados e embalagens alimentares.

Segundo o noticiado em comunicado, a empresa prepara-se, assim, para investir 25 milhões de euros neste novo espaço que, refira-se, será completamente automatizado e com foco na sustentabilidade.

De acordo com a Dascher, este novo armazém será capaz de produzir a grande maioria da energia que consumirá, sendo que toda a eletricidade será ‘recolhida’ através de sistemas fotovoltaicos ou de hidrogénio.

“Este é o momento de investirmos na maior expansão de sempre do nosso centro de logística em Allgäu”, afirmou Thomas Henkel, branch manager, durante a cerimónia de inauguração dos trabalhos. “Os nossos clientes atuais estão a crescer a uma taxa de cerca de cinco por cento por ano e necessitam, por isso, de mais espaço de armazenamento. Além disso, queremos, também, criar a capacidade para novos clientes”, conclui o responsável.

Com uma área prevista de 7.500 metros quadros, com uma altura de 32 metros, o projeto deverá estar operacional no verão do próximo ano. “No total, serão 40 os funcionários do centro de Memmingen a trabalhar nas novas instalações com sistema de armazenamento em altura. “As tecnologias de automação inteligente dos processos aliviam os nossos colaboradores – o nosso recurso mais escasso e valioso – de grande parte do trabalho de armazenamento manual ou remoção de stocks, para que possam concentrar-se em serviços de valor acrescentado que são mais exigentes”, explica Stefan Hohm, chief development officer (CDO) da Dachser, que é responsável pelas atividades de contract logistics a nível mundial da empresa.