Logística

DB Schenker implementa óculos de seleção de pedidos inteligente 

DB Schenker investe 6 milhões e lança novos serviços em Portugal

A DB Schenker, fornecedora de serviços de logística global, introduziu os óculos inteligentes da Picavi nas operações de preparação de pedidos, com o objetivo de implementar a solução de seleção de pedidos inteligente como procedimento padrão em vários locais. Durante um período de teste, a aplicação de seleção de pedidos inteligente foi amplamente explorada em Bremen e Rodgau, na Alemanha, com a equipa em Rodgau a combinar a solução dos óculos com a luva de digitalização inteligente ProGlove.

A Picavi usa o Google Glasses para projetar as informações necessárias no campo de visão do utilizador. Isso significa que os colaboradores do armazém têm as duas mãos disponíveis para o trabalho principal de recolha de mercadorias, em vez de segurar um scanner de mão e documentos em papel. A solução de mãos-livres maximiza assim a produtividade e minimiza as taxas de erro.

A ProGlove é uma luva de scanning inteligente que é ativada com o punho fechado, permitindo que os colaboradores usem as duas mãos para escolher e aumentar ainda mais a produtividade. A ProGlove já está em uso no armazém da DB Schenker em Eching, perto de Munique.

“As nossas parcerias com a Picavi e a ProGlove são duas das nossas mais recentes histórias de sucesso, à medida que promovemos inovações em logística contratual. Com a introdução de óculos e luvas inteligentes nos nossos armazéns, estamos a investir no nosso futuro como parceiro de cadeia de distribuição de eleição para empresas em todo o mundo”, refere Xavier Garijo, membro do Conselho da área de Logística Contratual da DB Schenker.

Jens Harig, CEO da Picavi, diz que “O facto de uma empresa como a DB Schenker, com quase 800 locais de logística contratual em todo o mundo, implementar uma prova de conceito connosco, atesta o desempenho dos óculos inteligentes Picavi. A forte orientação visual e a abordagem mãos-livres distinguem a solução pick-by-vision de outros sistemas de separação. É aqui que estabelecemos padrões para o mercado – e no futuro da DB Schenker.”

A solução de seleção de pedidos inteligente consiste em duas componentes: os óculos e um anel de dedo ou luva de digitalização. Depois de o item solicitado ser escolhido, é gravado pelo scanner de anéis ou luvas, e o próximo pedido é exibido na lente dos óculos. O utilizador apenas precisa de olhar por breves momentos, o que significa que o seu campo de visão normal não é comprometido. O sistema é controlado através de botões no pack da bateria, que pesa apenas 200 gramas e está presa ao cinto do utilizador.