E-commerce

DHL lança app de e-commerce para retalhistas globais em África

DHL lança app de e-commerce para retalhistas globais em África

A DHL lançou uma aplicação de e-commerce que permite a retalhistas de todo o mundo venderem os seus produtos em Africa. A app Africa eShop, lançada em parceria com a MallforAfrica (MfA), uma plataforma de e-commerce africana, permite aos retalhistas globais venderem mercadorias para os mercados de consumo de África.

A plataforma reúne, para já, mais de 200 retalhistas dos EUA e do Reino Unido e estará online em 11 mercados africanos: África do Sul, Nigéria, Quénia, Maurícias, Gana, Senegal, Ruanda, Malawi, Botsuana, Serra Leoa e Uganda.

Os métodos de pagamento incluirão opções locais de fintech, como o Paga, na Nigéria, e o M-Pesa, no Quénia.

Este anúncio surge no momento em que o comércio eletrónico na África tem registado alguns altos e baixos – com a empresa de vendas on-line Jumia a anunciar uma oferta pública de ações (IPO em inglês), enquanto várias iniciativas de retalho digital falharam recentemente em África.

A DHL Africa eShop aproveita a estrutura de entrega existente no continente, capaz de entregar as mercadorias à porta dos consumidores através do serviço de transporte, rastreamento e expedição da DHL Express.

O parceiro da DHL para esta aplicação, MallforAfrica, tem experiência em colaborar com a DHL e com vários retalhistas de renome, incluindo a Macy’s e a Best Buy. Com o apoio da Helios Investment Partners, a MfA foi fundada em 2011 para resolver os desafios que as empresas globais de bens de consumo enfrentam quando entram na África.

O sistema de pagamento e entrega da MallforAfrica serve como corretor digital e gestor logístico para os retalhistas dos EUA que entram no universo online africano com a startup para vender os seus produtos aos consumidores do continente.