Robotização

Dinamarca recebe o maior centro mundial de robôs colaborativos

Dinamarca recebe o maior centro mundial de robôs colaborativos

As empresas dinamarquesas Mobile Industrial Robots e Universal Robots vão investir de 36 milhões de dólares no “maior centro mundial de robôs colaborativos”, na Dinamarca.

De acordo com um comunicado enviado à LOGÍSTICA & TRANSPORTES HOJE, as empresas informam que “vão partilhar 32.000 m2 num novo ‘hub de robótica colaborativa’ em Odense”.

Com o apoio financeiro da sua empresa-mãe americana, Teradyne, a Mobile Industrial Robots (MiR) e a Universal Robots (UR) adquiriram um terreno de 50.000 m2 em Odense, onde serão investidos 36 milhões de dólares na construção de um centro de desenvolvimento de robôs colaborativos (cobots). O terreno adquirido fica na zona industrial de Odense, perto da atual sede da Universal Robots, que também fará parte do novo centro de operações.

A MiR contratou 100 novos profissionais no ano passado, e a UR adicionou 280 novos colaboradores nos últimos dois anos. Hoje, as duas empresas têm 160 e 450 empregados, respetivamente, sediados na Dinamarca. A UR emprega quase 700 pessoas em todo o mundo, enquanto a MiR conta com um total de cerca de 220 colaboradores a nível global.