Logística

DPDgroup e Renault querem revolucionar as entregas de ‘última milha’

DPDgroup e Renault querem revolucionar as entregas de ‘última milha’

O DPDgroup estabeleceu uma parceria com o Grupo Renault que se deverá traduzir numa otimização das entregas de ‘última milha’. As empresas pretendem implementar soluções sustentáveis para, assim, “criar novos cenários de entrega com o concept car autónomo Renault EZ-PRO”, apresentado na passada semana pela Renault, na Alemanha.

Thomas Steverding, Senior Group Manager Process & Development na DPD na Alemanha e responsável pelo programa de inovação de veículos autónomos do DPDgroup, explica que “este projeto permite-nos antecipar a forma como as entregas last mile otimizadas podem moldar a vida urbana no futuro, através da implementação de soluções mais verdes e mais próximas. O DPDgroup está entusiasmado por poder partilhar essa visão com um importante player do sector automóvel como o Grupo Renault”.

Segmento de last mile delivery deverá continuar a crescer na próxima década

De acordo com o DPDgroup e a Renault, prevê-se que o mercado das entregas de ‘última milha’ continue a crescer de forma exponencial nos próximos dez anos, sobretudo, devido ao e-commerce, que está em franca expansão. Em 2017, 57% da população europeia já se identificava como ‘e-shopper’. Como consequência, até 2025, o volume total de encomendas entregues deve duplicar na Europa, com cerca de 15 mil milhões de pacotes por ano a serem entregues.

As empresas acreditam, assim, que “os veículos autónomos têm potencial para se tornarem numa tecnologia disruptiva para o setor dos transportes, tendo um grande impacto no negócio, nas pessoas, nas redes e infraestruturas. O veículo autónomo da Renault possibilitará a entrega de pelo menos parte dos volumes com um grau de flexibilidade sem precedentes, assegurando cenários de entrega inteiramente novos, especialmente nas áreas centrais das cidades.”

O DPDgroup e o Grupo Renault estabelecem, assim, diferentes cenários e novas formas de entrega que deverão beneficiar da utilização de veículos autónomos: o transporte autónomo para entrega nas áreas do centro da cidade, em que veículo é carregado num centro de triagem DPDgroup na periferia da cidade e, em seguida, viaja sozinho para um determinado ponto de encontro no centro da cidade; e os cacifos móveis, em que o concept car Renault EZ-PRO é utilizado como um cacifo móvel que permitirá ao DPDgroup programar os pontos de entrega e enviar notificações para os destinatários, que podem recolher ou entregar as suas encomendas de forma autónoma, em determinado local.