Quantcast
Operadores Logísticos

E-commerce B2B crescerá a ritmo acelerado de 70% até 2027

A DHL Express, empresa de logística e serviço expresso, lançou um novo Whitepaper “The Ultimate B2B E-commerce Guide: Tradition is out. Digital is in”, que prevê um forte crescimento para o mercado de e-commerce B2B durante os próximos anos. Nomeadamente, até 2025, 80% de todas as vendas B2B entre fornecedores e consumidores empresariais ocorrerão por via digital. Além disso prevê um crescimento do mercado online B2B de mais de 70% até 2027, para 17,8 biliões de euros (2019: 10,4 biliões de euros).

Em comunicado, a empresa afirma que o impacto da pandemia da covid-19 no ritmo da digitalização e no comportamento de compra dos millennials tem sido o principal motor deste crescimento global.

O Whitepaper, desenvolvido pela DHL Express, revela também que os millennials representam 73% de todas as compras profissionais B2B. “Enquanto nativos digitais, as suas experiências no setor B2C traduzem-se em elevadas expetativas ao fazer transações B2B, pressionando as empresas a investir em soluções digitais, como plataformas de venda, ao mesmo tempo que oferecem um grande potencial de crescimento”, afirma a empresa.

A DHL afirma que estas previsões estão em linha com o que “já foi observado através da forte subida do e-commerce B2C nos últimos anos, onde a DHL Express registou elevadas taxas de crescimento, particularmente durante as principais épocas festivas (e.g. Páscoa, Natal) e outros dias especiais (e.g. Black Friday, Cyber Monday)”. No total, as receitas de e-commerce B2C na DHL Express aumentaram em cerca de 40% face a 2019.

“Mesmo em períodos de paralisação global, a globalização tem mostrado a sua resiliência, alimentada pela digitalização e pelo poder do comércio global”, diz o CEO da DHL Express, John Pearson.