empilhadores

FM Logistic realiza teste piloto em empilhadores com células de combustível de hidrogénio

FM Logistic realiza teste piloto em empilhadores com células de combustível de hidrogénio

A empresa francesa FM Logistic está a operar desde março deste ano uma frota mista de porta-paletes elétricos em conjunto com uma nova frota de dez máquinas alimentadas por células de combustível de hidrogénio. Este teste piloto para célula de combustível de hidrogénio é o resultado direto de uma colaboração envolvendo como parceiros a Air Liquide, Hypulsion, Toyota Material Handling, Crown e Diagma.

Este projeto piloto é apoiado pela ‘European Union Fuel Cell Hydrogen Joint Undertaking’ (FCHJU), que incentiva a utilização de hidrogénio e células de combustível como solução para transportes numa sociedade com baixas emissões de carbono.

“Este projeto piloto na FM Logistic está em marcha com vista a converter toda a frota em 84 empilhadores alimentados a célula de combustível de hidrogénio, assim que o conceito esteja aprovado. Esta mudança tornará as instalações no primeiro local de logística na Europa a converter na globalidade toda a frota de empilhadores a serem movidos através das células de hidrogénio”, explica a Toyota, uma das parceiras deste projeto, em comunicado.

Craig Walby, Diretor de Produto da TMHE, explica que “estamos orgulhosos de ter trabalhado neste projeto em conjunto com os nossos parceiros para apoiar o uso efetivo de células de combustível na Europa. Estamos a trabalhar com os nossos parceiros para validar o conceito com a FM Logistic. As células de combustível que usam hidrogénio como combustível alternativo, têm o potencial de melhorar as soluções operacionais dos nossos clientes e de permitirem um futuro com menos emissões de carbono.”