Tecnologia

Ford testa robô para a última milha

Ford testa robô para a última milha

A Ford Motor Company e a Agility Robotics anunciaram, recentemente, uma parceria para desenvolver uma solução logística de última milha que combina a tecnologia de veículos autónomos da Ford e o robô bípede da Agility: Digit.

Repartindo a tarefa de entrega em duas partes – uma jornada mais longa nas estradas, usando um veículo de alta capacidade e uma curta viagem pelas ruas, passeios, e escadas até a porta – esta solução permite que a ferramenta certa seja usada para o trabalho.

“Esta parceria é empolgante”, disse o Damion Shelton, CEO da Agility, “porque permite que cada empresa se concentre na sua área de especialização única. Os sistemas de logística do mundo real são compostos de muitas peças especializadas e os robôs bípedes da Agility resolvem um desafio crítico que a indústria de entrega autónoma enfrenta – como levar um pacote ou encomenda de um veículo até o local de entrega preferido do cliente”.

Anunciado em fevereiro de 2019, Digit é o segundo robô da Agility, e o sucessor do projeto Cassie usado com sucesso em laboratórios de pesquisa a partir de 2017. Agora, o Digit desloca-se para fora do laboratório e para o mundo real e pela primeira vez enfrentará os desafios que vêm com a complexidade de ambientes humanos não estruturados, enquanto também executa uma tarefa produtiva.

Ford testa robô para a última milha“O Digit tem muito a aprender sobre o mundo real”, admite Jonathan Hurst, CTO da Agility, “mas estamos a construir uma história de sucesso de 10 anos de robôs dinâmicos andando e correndo, e esta parceria permitir-nos-á alavancar a pesquisa da Ford em áreas como mapeamento e reconhecimento de objetos. Afinal, um sinal de stop parece o mesmo, seja você um bípede ou um carro”.

A Agility anunciará o preço do Digit ainda este ano, com as entregas a iniciarem-se no primeiro trimestre de 2020. Além de ser vendido como um produto independente, a versão lançada comercialmente do Digit também será usada num programa autónomo de testes de entrega com a Ford no início do próximo ano.